Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantiago, Debora Dalila da Silva Almeida
dc.date.accessioned2023-09-01T13:25:07Z
dc.date.available2023-09-01T13:25:07Z
dc.date.issued2020-04-28
dc.identifier.citationSANTIAGO, Debora Dalila da Silva Almeida. Letramento científico através da abordagem CTSA para um curso de Pedagogia. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, 2020en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/161
dc.description.abstractReconhecemos a necessidade de refletir e trabalhar, nessa pesquisa, problemáticas envolvendo o ensino de ciências, buscando novas abordagens de ensino que possibilitem o letramento científico. É importante trabalhar questões relacionadas ao letramento científico desde os primeiros anos da vida escolar, em que o processo de ensino e aprendizagem nesse período acontece por intermédio do professor licenciado em pedagogia. Por esse motivo é necessário que a formação inicial do pedagogo contemple a formação para o ensino de ciências, sensível e atenta para questões e valores socioambientais. Reconhecemos a importância de capacitar esses profissionais da educação para as primeiras discussões sobre ciências nos diferentes níveis de ensino que é de sua responsabilidade. Vale destacar que, para ser capaz de letrar indivíduos em ciências, deve-se primeiramente compreendê-la. Pensando nessa necessidade de preparar os pedagogos para promover o letramento científico o presente trabalho objetivou-se analisar contribuições e limitações de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o letramento científico de licenciandos em pedagogia. A princípio realizamos uma pesquisa documental, para identificar possibilidades de letramento científico no currículo do curso de pedagogia da UERN, para identificar quais disciplinas da matriz curricular possibilitariam a abordagem do tema em questão. Analisamos o ementário que se encontra no PPC de pedagogia, onde identificamos 47 componentes obrigatórios, que são distribuídos em 8 períodos. Entre os 47 componentes, encontramos 7 disciplinas que abordam em suas ementas temas que podem contribuir de forma significativa para o letramento científico dos pedagogos em formação. Em seguida analisamos as atitudes e crenças dos alunos do curso de pedagogia sobre ciências; para isso utilizamos dois instrumentos de coleta de dados, o TOSLS elaborado por Cara Gormally, Peggy Brickman, e Mary Lutz, que já é amplamente utilizado para medir habilidades e competências de letramento científico, e uma escala tipo Likert, elaborado pela autora para perceber a visão dos discentes sobre a relação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA). Apesar das dificuldades em utilizar as habilidades de letramento científico no TOSLS, os alunos apresentaram bons resultados na escala tipo Likert, em que percebemos uma visão crítica sobre a relação CTSA. Por fim, elaboramos com base em Moreira (2011) uma UEPS para promover o letramento científico com enfoque CTSA, aplicamos junto aos licenciados do curso de pedagogia da UERN e em seguida avaliamos a aplicação. As colocações dos alunos demonstraram que a UEPS foi significativa dentro do processo formativo acadêmico, bem como no processo formativo pessoal. Ao compreender e desenvolver as habilidades de letramento científico os alunos se tornaram mais autônomos e críticos com relação a disseminação de informações científicas e como elas influenciam na tomada de decisões que afetam direta ou indiretamente a sociedade e o meio ambiente. Esse processo contribuiu positivamente para uma formação cidadã.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectFormação de professoresen_US
dc.subjectLetramento científicoen_US
dc.subjectAbordagem CTSA - Pedagogiaen_US
dc.titleLetramento científico através da abordagem CTSA para um curso de Pedagogiaen_US
dc.typeThesisen_US


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples