Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO)
Navegar por
Submissões recentes
-
Práticas de letramentos com memes: uma proposta para as aulas de língua inglesa no ensino médio
(2021-02-19)Desenvolver uma proposta de letramentos com o gênero meme em aulas de inglês é uma tarefa um tanto quanto desafiadora e inovadora. Sabemos que a língua inglesa é o idioma mundial do mercado de trabalho e das ciências. ... -
Do negacionismo da extrema direita brasileira em discursos sobre a ditadura militar no Brasil (1964-1985) à constituição de uma proposta arquegenealógica para o ensino de história
(2021-02-10)O presente trabalho problematiza o negacionismo histórico identificado em discursos políticos da extrema direita brasileira sobre a Ditadura Militar do Brasil e busca constituir uma proposta didática relacionada ao tema ... -
A inclusão de alunos surdos em uma escola regular do município de Mossoró/RN com auxílio de jogos matemáticos adaptados em Língua Brasileira de Sinais
(2020-05-27)Pensar a educação e inclusão para todos tem sido um desafio para as pessoas que trabalham na área da educação em nível mundial, tais pesquisadores se unem em busca de alcançar resultados satisfatórios. A dissertação aqui ... -
A escrita colaborativa no Google Docs: uma intervenção pedagógica no ensino de língua inglesa
(2020-06-30)A prática da escrita em língua inglesa no espaço do ensino médio das escolas públicas está restrita, muitas vezes, a tarefas de tradução ou exercícios repetitivos de estruturas gramaticais. Nesse sentido, buscamos ... -
Ensino religioso, diversidade e cultura afro-brasileira: uma análise das práticas docentes das escolas públicas de Apodi- RN
(2020-04-28)O Brasil é um país multicultural, apresentando ampla diversidade étnica, nas crenças religiosas, nos costumes. A escola por sua vez, deve levar essa pluralidade para dentro das salas de aula. Esse estudo tem como objetivo ... -
Unidade de ensino potencialmente significativa norteada por metodologias ativas: uma proposta para o estudo de gases ideais na disciplina de física no ensino médio
(2020)A escola, enquanto espaço social e ambiente destinado a produção do conhecimento sistematizado, não pode se alinhar a ideia de práticas de ensino que não corroboram com as expectativas de uma sociedade cada vez mais ... -
Fractais na formação de professores: um estudo interdisciplinar no curso de licenciatura em matemática da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
(2020-02-27)Esse trabalho tem como objetivo compreender as potencialidades da Geometria Fractal como proposta didático-metodológica interdisciplinar na formação do professor de Matemática a partir de discussões com os alunos de ... -
A contribuição do conhecimento linguístico explícito para o aperfeiçoamento do uso da vírgula de alunos do 9º ano do ensino fundamental
(2020-08-17)Nesta pesquisa, examino como o ensino do conhecimento linguístico explícito explorado numa perspectiva funcionalista pode melhorar a competência de alunos do Ensino Fundamental em empregar sinais de pontuação na produção ... -
O atendimento educacional especializado no município de Mossoró/RN: entre saberes e práticas
(2020-06-26)Esta dissertação tem por objetivo analisar saberes e práticas que são mobilizados pelos(as) professores(as) que atuam no Atendimento Educacional Especializado no município de Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte. ... -
Produção de uma sequência didática como mecanismo para atenuar a cegueira botânica
(2020-08-31)A biologia tem como uma de suas subáreas a botânica, que compreende o estudo das plantas. Na antiguidade ser detentor desses conhecimentos era demonstração bom gosto e elegância, fato que se contrapõe ao que ocorre na ... -
Letramento crítico multimodal no ensino de língua portuguesa a partir de tiras
(2020-03-03)São diversas as maneiras em que a linguagem pode ser e é empregada para manter e enfrentar formas de poder (JANKS, 2016), por isso é preciso dar especial atenção para aquilo que se lê cotidianamente, levando-se em ... -
Ensino Médio integrado no Ceará: construção da escola em tempo integral
(2020-03-04)A presente dissertação teve a pretensão de realizar uma análise sobre a reconstrução curricular e política da proposta da escola em tempo integral, na compreensão do contexto escolar em si. O objetivo geral do estudo ... -
O ensino de ciências e a avaliação da aprendizagem: uma abordagem dialógica na escola pública por meio dos grupos interativos
(2020-02-28)A relevância problematizada pelo dialogismo trabalhado nos Grupos Interativos e a aplicação deles na escola, possibilita aos alunos a compreensão das transformações que ocorrem no mundo físico, das informações adquiridas ... -
Ensino de língua portuguesa por meio da análise de design e de elementos discursivos em fake news políticas: proposta de cartilha para identificação de notícias falsas
(2020-10-23)A Era da Pós-verdade é considerada uma época em que os fatos objetivos possuem menos poder de moldar a opinião pública do que opiniões pessoais (OXFORD LANGUAGES, c2020). Como subproduto da pós-verdade, surgem as fake ... -
Escolas rurais de Morada Nova/Ceará e o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)
(2018)Vivemos atualmente em uma sociedade em rede, através do modelo de organização social classificado por muitos como uma cibercultura (LÉVY, 1999), em que as tecnologias e as informações se propagam em uma velocidade sem ... -
Multiletramentos na aula de Língua Portuguesa do Ensino Médio: um estudo sobre o livro didático da escola pública
(2018-03-09)Perante as contínuas mudanças sociais, culturais e tecnológicas da sociedade atual e da emergência de múltiplas linguagens na escola, o livro didático de Língua Portuguesa (LDP) apresenta-se como um dos principais recursos ... -
Letramento literário de alunos e alunas de Pedagogia: entre os instrumentos e a formação
(2019)Os baixos índices de compreensão leitora apresentados pelos estudantes brasileiros a partir de pesquisas e avaliações como o Programme for International Student Assessment (PISA), Re- tratos da Leitura no Brasil e ... -
O ensino de história na contemporaneidade: tecnologias digitais, internet e inclusão digital
(2019-09-24)O presente estudo tem como propósito analisar como os usos pedagógicos que o professor de História das escolas públicas de Mossoró/RN faz das tecnologias digitais, em especial a internet, podem contribuir para a inclusão ... -
Promoção do letramento digital no ensino de espanhol: análise do livro didático
(2019)Dadas as práticas contemporâneas de leitura e escrita, fazem-se necessários estudos e reflexões teórico-metodológicos sobre a aprendizagem nesses espaços de multiletramentos, visto que essas práticas envolvem múltiplas ... -
Feiras de ciências no Ensino Médio: atuação dos professores no contexto da prática
(2019-09-17)Em nosso trabalho analisamos como os docentes atuam a política de Iniciação científica de alunos do ensino médio voltada para as Feiras de Ciências. Discutimos as significações das Feiras de Ciências a partir do olhar ...