Sherlock micro “o detetive biólogo” jogo de tabuleiro – doenças causadas por microrganismos
Resumo
A microbiologia muitas vezes é vista dentro do currículo de biologia do ensino básico, apenas
como agentes causadores de doenças; muitas vezes as escolas não dispõem de material para
aulas práticas, além do fato de não poderem ser vistos sem uso de um microscópio, fazendo
com que os alunos tenham uma visão abstrata destes seres, tornando o estudo de
microbiologia, um conteúdo difícil de ser trabalhado. E diante das dificuldades apresentadas
por estudantes no que tange ao conteúdo de microbiologia e em especial às doenças causadas
por microorganismos, dentre elas as viroses, bacterioses e protozooses, o presente trabalho
consiste em um jogo de tabuleiro, intitulado Sherlock Micro – “O detetive Biólogo”, que
trabalha algumas doenças causadas por esses seres microscópicos, com o intuito de atrair a
atenção e o interesse do aluno nas aulas de biologia, sobretudo no referido conteúdo; facilitar
o aprendizado de microbiologia; incentivar a aquisição de conhecimento de forma lúdica e
dinâmica, diferenciando das aulas expositivas, consideradas cansativas por boa parte dos
educandos. Além de proporcionar uma aprendizagem significativa, através de uma forma
divertida de aprender, o jogo proporciona a interatividade entre os estudantes, além de
incentivar o trabalho em grupo, já que pode ser disputado de forma individual entre os
participantes ou formando grupos para disputarem entre si. Levando em consideração o
estímulo ao espírito de competição, o jogo pode tornar-se algo que, desperte a busca pelo
conhecimento, pois exige que o educando tenha um mínimo de conhecimento sobre o tema
abordado para poder seguir na competição e, quem sabe, lograr êxito com a vitória no jogo,
acreditando que além do conteúdo assimilado pelo estudante, as aulas possam se tornar mais
divertidas e atraentes, facilitando o ensino/aprendizagem. É fundamental que as aulas de
microbiologia sejam motivadoras e interativas, daí o jogo Sherlock Micro “O detetive
Biólogo” teve intenção de fazer com que o aluno, na busca para encontrar o que levou o
indivíduo à morte, procure descobrir quais as possíveis causas, os possíveis sintomas e
finalmente o assassino, ou seja, o agente etiológico da doença, tudo de forma lúdica e
prazerosa.