• English
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • CAMPUS MOSSORÓ
  • Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO)
  • View Item
  •   DSpace Home
  • CAMPUS MOSSORÓ
  • Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO)
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Sherlock micro “o detetive biólogo” jogo de tabuleiro – doenças causadas por microrganismos

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado Profissional (3.712Mb)
Date
2020-12-18
Author
Bezerra, Rawlinson de Melo
Metadata
Show full item record
Abstract
A microbiologia muitas vezes é vista dentro do currículo de biologia do ensino básico, apenas como agentes causadores de doenças; muitas vezes as escolas não dispõem de material para aulas práticas, além do fato de não poderem ser vistos sem uso de um microscópio, fazendo com que os alunos tenham uma visão abstrata destes seres, tornando o estudo de microbiologia, um conteúdo difícil de ser trabalhado. E diante das dificuldades apresentadas por estudantes no que tange ao conteúdo de microbiologia e em especial às doenças causadas por microorganismos, dentre elas as viroses, bacterioses e protozooses, o presente trabalho consiste em um jogo de tabuleiro, intitulado Sherlock Micro – “O detetive Biólogo”, que trabalha algumas doenças causadas por esses seres microscópicos, com o intuito de atrair a atenção e o interesse do aluno nas aulas de biologia, sobretudo no referido conteúdo; facilitar o aprendizado de microbiologia; incentivar a aquisição de conhecimento de forma lúdica e dinâmica, diferenciando das aulas expositivas, consideradas cansativas por boa parte dos educandos. Além de proporcionar uma aprendizagem significativa, através de uma forma divertida de aprender, o jogo proporciona a interatividade entre os estudantes, além de incentivar o trabalho em grupo, já que pode ser disputado de forma individual entre os participantes ou formando grupos para disputarem entre si. Levando em consideração o estímulo ao espírito de competição, o jogo pode tornar-se algo que, desperte a busca pelo conhecimento, pois exige que o educando tenha um mínimo de conhecimento sobre o tema abordado para poder seguir na competição e, quem sabe, lograr êxito com a vitória no jogo, acreditando que além do conteúdo assimilado pelo estudante, as aulas possam se tornar mais divertidas e atraentes, facilitando o ensino/aprendizagem. É fundamental que as aulas de microbiologia sejam motivadoras e interativas, daí o jogo Sherlock Micro “O detetive Biólogo” teve intenção de fazer com que o aluno, na busca para encontrar o que levou o indivíduo à morte, procure descobrir quais as possíveis causas, os possíveis sintomas e finalmente o assassino, ou seja, o agente etiológico da doença, tudo de forma lúdica e prazerosa.
URI
https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/146
Collections
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO)

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV