• English
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • CAMPUS MOSSORÓ
  • Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO)
  • View Item
  •   DSpace Home
  • CAMPUS MOSSORÓ
  • Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO)
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Imunocards: aprendendo as defesas do organismo jogando

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado Profissional (3.851Mb)
Date
2020-09-04
Author
Vale Filho, Maurício de Almeida
Metadata
Show full item record
Abstract
O estudo da Imunologia revela a importância de se conhecer a atuação do Sistema Imunológico nas defesas do organismo e sua habilidade de resposta à ação de substâncias imuno estimulantes e/ou invasão de microrganismos do ambiente. Esse conteúdo deve ser ministrado na disciplina de Biologia, sobretudo por entender-se, que na educação básica, a formação conceitual e o estabelecimento de relações entre estes conceitos são primordiais para a formação do indivíduo. Nessa perspectiva, o trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo de cartas do tipo baralho, de caráter lúdico, educativo e investigativo e inseri-lo no contexto do ensino da Imunologia para alunos do ensino médio, de uma escola estadual do município de Russas-CE. O mesmo se fundamenta em pressupostos teóricos que consideram que na docência da Imunologia, a utilização de estratégias criativas e interativas, associadas as aulas teóricas expositivas, geram bons resultados quanto ao envolvimento e à relação dos sujeitos com o conhecimento. Metodologias diversificadas como o uso de jogos tem elevada aceitação dentre os estudantes, e estes, mediante a atividade, demonstram melhor compreensão global dos temas tratados na disciplina. A pesquisa foi realizada com base no método interpretativo em consonância com a abordagem quali-quantitativa, tendo sido utilizados dois questionários para a coleta dos dados, que permitiram comparar a percepção inicial dos alunos estudados sobre o tema e a contribuição do jogo didático, ao final do processo, para uma aprendizagem significativa dos mesmos. A análise interpretativa dos dados qualitativos revelaram uma boa percepção dos estudantes acerca do tema proposto, logo, os mesmos apresentaram conhecimentos prévios importantes para uma boa compreensão do conteúdo nas aulas de Biologia. Os resultados quantitativos por sua vez evidenciaram que o jogo IMUNOCARDS auxiliou na compreensão do estudo da Imunologia, bem como, facilitou a aquisição de informações e a produção novos conhecimentos. Os dados permitiram ainda, perceber que o jogo se mostrou uma ferramenta criativa, agradável, atraente, lúdica e inovadora no ensino de Biologia, favorecendo o protagonismo dos discentes na construção de seus saberes.
URI
https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/142
Collections
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO)

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV