Imunocards: aprendendo as defesas do organismo jogando
Visualizar/ Abrir
Data
2020-09-04Autor
Vale Filho, Maurício de Almeida
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O estudo da Imunologia revela a importância de se conhecer a atuação do Sistema
Imunológico nas defesas do organismo e sua habilidade de resposta à ação de substâncias
imuno estimulantes e/ou invasão de microrganismos do ambiente. Esse conteúdo deve ser
ministrado na disciplina de Biologia, sobretudo por entender-se, que na educação básica, a
formação conceitual e o estabelecimento de relações entre estes conceitos são primordiais
para a formação do indivíduo. Nessa perspectiva, o trabalho teve como objetivo desenvolver
um jogo de cartas do tipo baralho, de caráter lúdico, educativo e investigativo e inseri-lo no
contexto do ensino da Imunologia para alunos do ensino médio, de uma escola estadual do
município de Russas-CE. O mesmo se fundamenta em pressupostos teóricos que consideram
que na docência da Imunologia, a utilização de estratégias criativas e interativas, associadas as
aulas teóricas expositivas, geram bons resultados quanto ao envolvimento e à relação dos
sujeitos com o conhecimento. Metodologias diversificadas como o uso de jogos tem elevada
aceitação dentre os estudantes, e estes, mediante a atividade, demonstram melhor
compreensão global dos temas tratados na disciplina. A pesquisa foi realizada com base no
método interpretativo em consonância com a abordagem quali-quantitativa, tendo sido
utilizados dois questionários para a coleta dos dados, que permitiram comparar a percepção
inicial dos alunos estudados sobre o tema e a contribuição do jogo didático, ao final do
processo, para uma aprendizagem significativa dos mesmos. A análise interpretativa dos
dados qualitativos revelaram uma boa percepção dos estudantes acerca do tema proposto,
logo, os mesmos apresentaram conhecimentos prévios importantes para uma boa
compreensão do conteúdo nas aulas de Biologia. Os resultados quantitativos por sua vez
evidenciaram que o jogo IMUNOCARDS auxiliou na compreensão do estudo da Imunologia,
bem como, facilitou a aquisição de informações e a produção novos conhecimentos. Os dados
permitiram ainda, perceber que o jogo se mostrou uma ferramenta criativa, agradável,
atraente, lúdica e inovadora no ensino de Biologia, favorecendo o protagonismo dos discentes
na construção de seus saberes.