• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • CAMPUS MOSSORÓ
  • Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO)
  • Ver item
  •   Página inicial
  • CAMPUS MOSSORÓ
  • Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO)
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Educação e sexualidade: produção de uma cartilha sobre a prevenção do vírus HIV na adolescência

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Mestrado Profissional (3.783Mb)
Data
2020-10-29
Autor
Oliveira, Francisco Eliando Silva
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A adolescência é a fase da vida caracterizada por profundas transformações que são próprias do processo de amadurecimento humano na construção de sua identidade intelectual e sexual, sendo a última, marcada muitas vezes pela atividade sexual desprotegida e gerando um problema de saúde pública com novos desafios éticos para a saúde e educação. A escola tem papel fundamental na prevenção de doenças, dentre as quais a Aids, por orientar os adolescentes para o desenvolvimento de habilidades condicionantes ao exercício de uma vida saudável. Trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem quantiqualitativa que objetivou analisar a percepção de 75 alunos entre 14 e 19 anos das três Escolas de Ensino Médio do Município do Barro/CE, acerca dos desafios enfrentados pelos alunos na efetivação do conhecimento adquirido, nesta etapa da educação básica, sobre a transmissão e prevenção do vírus HIV na adolescência. Os dados foram coletados no mês de fevereiro de 2020, por meio de questionário estruturado com perguntas discursivas e fechadas de múltipla escolha, respeitando às considerações éticas propostas nas Resoluções 466/12 e 510/16 e aprovado no Comitê de Ética da UERN sob parecer de no 3.693.363. Verificou-se que a escola é a principal fonte de transmissão de informações sobre prevenção ao HIV, com percentual de 37%, tratando o assunto, em 57% dos casos, principalmente nas aulas de biologia. Os alunos, em sua totalidade, reconhecem o preservativo como uma forma preventiva ao vírus, apesar de 17% considerarem o acesso limitado. No estudo, 67% dos escolares relataram que a exposição ao HIV se dá por falta de consciência e atitude própria dos adolescentes e que 37% se consideram mal informados sobre o tema. Diante do exposto pelos alunos, foi elaborada uma cartilha digital contendo as principais dúvidas e respostas elencadas por eles e trabalhadas junto ao professor relacionadas ao HIV/AIDS. Nesta estratégia educomunicativa foi inserido um QR-Code para ser uma ferramenta de pesquisa e informação na construção de diálogos cooperativos nos espaços escolares de todo o Brasil. O produto propõe gerar uma nova configuração no desempenho dos papéis sexuais saudáveis dos adolescentes, uma vez que, a leitura da cartilha com linguagem informal, o estimulo ao diálogo e reflexões sobre a temática, além de jogos presentes no produto, contribuem para esclarecer as principais dúvidas sobre a infecção pelo vírus que causa a aids, numa perspectiva de prevenção baseada na construção de diálogos no âmbito escolar.
URI
https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/139
Collections
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO)

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV