Educação e sexualidade: produção de uma cartilha sobre a prevenção do vírus HIV na adolescência
Abstract
A adolescência é a fase da vida caracterizada por profundas transformações que são próprias do
processo de amadurecimento humano na construção de sua identidade intelectual e sexual, sendo
a última, marcada muitas vezes pela atividade sexual desprotegida e gerando um problema de
saúde pública com novos desafios éticos para a saúde e educação. A escola tem papel
fundamental na prevenção de doenças, dentre as quais a Aids, por orientar os adolescentes para
o desenvolvimento de habilidades condicionantes ao exercício de uma vida saudável. Trata-se
de um estudo exploratório descritivo com abordagem quantiqualitativa que objetivou analisar a
percepção de 75 alunos entre 14 e 19 anos das três Escolas de Ensino Médio do Município do
Barro/CE, acerca dos desafios enfrentados pelos alunos na efetivação do conhecimento
adquirido, nesta etapa da educação básica, sobre a transmissão e prevenção do vírus HIV na
adolescência. Os dados foram coletados no mês de fevereiro de 2020, por meio de questionário
estruturado com perguntas discursivas e fechadas de múltipla escolha, respeitando às
considerações éticas propostas nas Resoluções 466/12 e 510/16 e aprovado no Comitê de Ética
da UERN sob parecer de no 3.693.363. Verificou-se que a escola é a principal fonte de
transmissão de informações sobre prevenção ao HIV, com percentual de 37%, tratando o assunto,
em 57% dos casos, principalmente nas aulas de biologia. Os alunos, em sua totalidade,
reconhecem o preservativo como uma forma preventiva ao vírus, apesar de 17% considerarem o
acesso limitado. No estudo, 67% dos escolares relataram que a exposição ao HIV se dá por falta
de consciência e atitude própria dos adolescentes e que 37% se consideram mal informados sobre
o tema. Diante do exposto pelos alunos, foi elaborada uma cartilha digital contendo as principais
dúvidas e respostas elencadas por eles e trabalhadas junto ao professor relacionadas ao
HIV/AIDS. Nesta estratégia educomunicativa foi inserido um QR-Code para ser uma ferramenta
de pesquisa e informação na construção de diálogos cooperativos nos espaços escolares de todo
o Brasil. O produto propõe gerar uma nova configuração no desempenho dos papéis sexuais
saudáveis dos adolescentes, uma vez que, a leitura da cartilha com linguagem informal, o
estimulo ao diálogo e reflexões sobre a temática, além de jogos presentes no produto, contribuem
para esclarecer as principais dúvidas sobre a infecção pelo vírus que causa a aids, numa
perspectiva de prevenção baseada na construção de diálogos no âmbito escolar.