Proposta de sequências didáticas interdisciplinares em e-book, com foco no uso de áreas verdes escolares
Abstract
Recurso didático em forma de E-book pode ser uma ótima ferramenta para o professor
trabalhar alguns conteúdos em sala de aula. Quanto à Biologia, podem ser explorados os
conteúdos de Botânica, que é prejudicada muitas vezes não somente pela falta de estímulo em
observar e interagir com as plantas, como também pela falta de equipamentos, métodos e
tecnologias que possam ajudar no processo. Desta forma, este trabalho teve como objetivo
geral, apresentar possibilidades de sequências didáticas interdisciplinares que podem ser
executadas em áreas verdes escolares, tendo o professor de Biologia como articulador nesse
processo de ensino e aprendizagem. Espera-se, que ao trabalhar as sequências, os alunos
consigam aplicar os conhecimentos específicos de cada disciplina. O trabalho foi
desenvolvido na Escola Estadual Professora Maria Stella Pinheiro Costa, na cidade de
Mossoró-RN, onde foram aplicados questionários com alunos da terceira série do ensino
médio, professores de diversas áreas, merendeiras e auxiliares de serviços gerais. Antes dessa
aplicação, tentou-se sensibilizar os sujeitos da pesquisa com discussões pertinentes,
enfatizando algumas práticas que poderiam ser desenvolvidas nos espaços verdes. A partir da
análise dos questionários, foi desenvolvido um E-book com nove sugestões de sequências
didáticas interdisciplinares, envolvendo as disciplinas de Biologia, Matemática, Geografia,
Artes, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Física e Química, como
também, sugestões para trabalhar com as merendeiras e com a educação inclusiva. No E-book
também foi inserido um jogo intitulado de Quiz botânico, composto por vinte e uma questões
de múltipla escolha. Os resultados revelaram que a escola necessita de mais projetos voltados
à prática ambiental, de valorização dos seus espaços, de cuidados com o descarte do lixo
orgânico, bem como projetos interdisciplinares que envolvam maior número de professores.
Dessa forma, a proposta de utilizar as áreas verdes passa a ser um recurso que possibilita a
realização de aulas práticas na escola, um ponto preocupante na visão dos alunos. E a
utilização do E-book pode ser uma nova ferramenta educacional, pois é um recurso digital de
fácil envio por meio de dispositivos móveis, aplicativos e e-mails. E ainda poderá ajudar aos
professores quanto a elaboração e execução das práticas e projetos junto aos alunos para que
eles sejam os sujeitos da sua própria aprendizagem.