Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLima, Adailson Soares de
dc.date.accessioned2023-08-30T19:49:38Z
dc.date.available2023-08-30T19:49:38Z
dc.date.issued2020-10-01
dc.identifier.citationLIMA, Adailson Soares de. Proposta de sequências didáticas interdisciplinares em e-book, com foco no uso de áreas verdes escolares. 71fs.Dissertação( Mestrado em Biologia). Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2020.en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/133
dc.description.abstractRecurso didático em forma de E-book pode ser uma ótima ferramenta para o professor trabalhar alguns conteúdos em sala de aula. Quanto à Biologia, podem ser explorados os conteúdos de Botânica, que é prejudicada muitas vezes não somente pela falta de estímulo em observar e interagir com as plantas, como também pela falta de equipamentos, métodos e tecnologias que possam ajudar no processo. Desta forma, este trabalho teve como objetivo geral, apresentar possibilidades de sequências didáticas interdisciplinares que podem ser executadas em áreas verdes escolares, tendo o professor de Biologia como articulador nesse processo de ensino e aprendizagem. Espera-se, que ao trabalhar as sequências, os alunos consigam aplicar os conhecimentos específicos de cada disciplina. O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Professora Maria Stella Pinheiro Costa, na cidade de Mossoró-RN, onde foram aplicados questionários com alunos da terceira série do ensino médio, professores de diversas áreas, merendeiras e auxiliares de serviços gerais. Antes dessa aplicação, tentou-se sensibilizar os sujeitos da pesquisa com discussões pertinentes, enfatizando algumas práticas que poderiam ser desenvolvidas nos espaços verdes. A partir da análise dos questionários, foi desenvolvido um E-book com nove sugestões de sequências didáticas interdisciplinares, envolvendo as disciplinas de Biologia, Matemática, Geografia, Artes, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Física e Química, como também, sugestões para trabalhar com as merendeiras e com a educação inclusiva. No E-book também foi inserido um jogo intitulado de Quiz botânico, composto por vinte e uma questões de múltipla escolha. Os resultados revelaram que a escola necessita de mais projetos voltados à prática ambiental, de valorização dos seus espaços, de cuidados com o descarte do lixo orgânico, bem como projetos interdisciplinares que envolvam maior número de professores. Dessa forma, a proposta de utilizar as áreas verdes passa a ser um recurso que possibilita a realização de aulas práticas na escola, um ponto preocupante na visão dos alunos. E a utilização do E-book pode ser uma nova ferramenta educacional, pois é um recurso digital de fácil envio por meio de dispositivos móveis, aplicativos e e-mails. E ainda poderá ajudar aos professores quanto a elaboração e execução das práticas e projetos junto aos alunos para que eles sejam os sujeitos da sua própria aprendizagem.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectRecurso didáticoen_US
dc.subjectEnsino Públicoen_US
dc.subjectEspaços botânicosen_US
dc.titleProposta de sequências didáticas interdisciplinares em e-book, com foco no uso de áreas verdes escolaresen_US
dc.typeThesisen_US


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples