EXPERIÊNCIAS CORPORAIS EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO: UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA DE MERLEAU-PONTY.
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Data
2015Autor
Peixoto, Francisca Aldrijânia Fonseca
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Mostrar registro completoResumo
O trabalho monográfico discute as percepções de dez graduandos concluintes de licenciatura
em Ciências da Religião sobre suas experiências corporais vivenciadas a partir de uma pesquisa
qualitativa com viés fenomenológico. As reflexões deste estudo ultrapassam o reducionismo
corporal e objetivam compreender o discurso dos sujeitos sobre suas experiências corporais e
apontar possibilidades pedagógicas considerando que o olhar que fragmenta o corpo também
fragmenta a formação docente tornando-a reducionista. A proposta do gesto corporal de
Merleau-Ponty se apresenta como campo fértil para as experiências marcadas pela cultura
mundana a partir das quais a multiplicidade dos movimentos se resignificam constantemente.
Nesse sentido, a ideia de expressar-se nas experiências corporais no espaço de formação surgiu
a partir de uma busca de evolução epistemológica entre corpo e religião. Após doze sessões
vivenciadas no quadro de uma disciplina curricular, os graduandos concluintes responderam
uma questão norteadora a partir da entrevista semiestruturada: para você qual o significado das
experiências corporais na sua formação profissional? Os conceitos existenciais de Merleau Ponty apoiaram a elaboração das etapas fenomenológicas: descrição, redução, análise e
interpretação. O discurso dos graduandos expressou sentimentos, lembranças e experiências
anteriores do saber-fazer e do saber-ser, vida pessoal e vida profissional que se imbricaram em
duas categorias da formação docente que foram referenciadas pela literatura: “saberes da
formação docente e dimensões pessoais e profissionais do professor”. As experiências do corpo,
como possibilidade pedagógica, apontaram para a promoção de ações formativas com base nas
articulações indissociáveis e igualitárias entre saberes e dimensões da formação docente em
ciências da religião.