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dc.contributor.authorPeixoto, Francisca Aldrijânia Fonseca
dc.date.accessioned2024-08-29T18:35:12Z
dc.date.available2024-08-29T18:35:12Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.citationPEIXOTO, Francisca Aldrijânia Fonseca; BRITO, Daniel Bezerra de . Experiências corporais em ciências da religião: uma abordagem fenomenológica de Merleau-Ponty. Natal: 2015. 41 p. Monografia(Licenciatura)UERN, Faculdade de Ciências da Religião.en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/1244
dc.description.abstractO trabalho monográfico discute as percepções de dez graduandos concluintes de licenciatura em Ciências da Religião sobre suas experiências corporais vivenciadas a partir de uma pesquisa qualitativa com viés fenomenológico. As reflexões deste estudo ultrapassam o reducionismo corporal e objetivam compreender o discurso dos sujeitos sobre suas experiências corporais e apontar possibilidades pedagógicas considerando que o olhar que fragmenta o corpo também fragmenta a formação docente tornando-a reducionista. A proposta do gesto corporal de Merleau-Ponty se apresenta como campo fértil para as experiências marcadas pela cultura mundana a partir das quais a multiplicidade dos movimentos se resignificam constantemente. Nesse sentido, a ideia de expressar-se nas experiências corporais no espaço de formação surgiu a partir de uma busca de evolução epistemológica entre corpo e religião. Após doze sessões vivenciadas no quadro de uma disciplina curricular, os graduandos concluintes responderam uma questão norteadora a partir da entrevista semiestruturada: para você qual o significado das experiências corporais na sua formação profissional? Os conceitos existenciais de Merleau Ponty apoiaram a elaboração das etapas fenomenológicas: descrição, redução, análise e interpretação. O discurso dos graduandos expressou sentimentos, lembranças e experiências anteriores do saber-fazer e do saber-ser, vida pessoal e vida profissional que se imbricaram em duas categorias da formação docente que foram referenciadas pela literatura: “saberes da formação docente e dimensões pessoais e profissionais do professor”. As experiências do corpo, como possibilidade pedagógica, apontaram para a promoção de ações formativas com base nas articulações indissociáveis e igualitárias entre saberes e dimensões da formação docente em ciências da religião.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectExperiências corporaisen_US
dc.subjectFenomenologiaen_US
dc.subjectLicenciaturaen_US
dc.subjectCiências da religiãoen_US
dc.titleEXPERIÊNCIAS CORPORAIS EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO: UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA DE MERLEAU-PONTY.en_US
dc.typeThesisen_US


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