Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantiago, Kledyna Maria da Cunha
dc.date.accessioned2024-07-08T13:50:32Z
dc.date.available2024-07-08T13:50:32Z
dc.date.issued2023-08-23
dc.identifier.citationSANTIAGO, Kledyna Maria da Cunha. A Dança Como Instrumento Pedagógico na Educação Infantil: Contribuições para o Desenvolvimento das Crianças. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2023en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/993
dc.description.abstractEste trabalho surgiu a partir do interesse de longa data pela dança enquanto arte, e fez junção a questões vistas ao longo da vida pessoal da autora e ao seu interesse de unir a dança e a Educação Infantil como forma de auxiliar o aprendizado de crianças de uma forma mais lúdica e significativa, partindo de algumas indagações acerca de como o curso de Pedagogia discute, com os futuros pedagogos, para utilizar a dança como instrumento na Educação Infantil. Diante esses aspectos surgiu a problemática desta pesquisa: Como a dança pode contribuir para as crianças em desenvolvimento na Educação Infantil? E para conseguir encontrar as respostas para essa questão traçamos alguns objetivos, tendo como objetivo geral verificar como a dança pode contribuir no desenvolvimento na Educação Infantil e objetivos específicos: (1) Identificar como a dança está sendo discutida nos documentos legais para a Educação; (2) Discutir como a dança pode ser trabalhada com crianças na Educação Infantil; (3) Registar aspectos da dança que podem ampliar/melhorar a execução de movimentos como coordenação motora e equilíbrio, auxiliando no reconhecimento de sentimentos e expressões. Trouxemos no desenrolar desta pesquisa sobre a dança e sua história e enquanto arte educativa, trazendo discussões sobre como ela pode auxiliar no desenvolvimento e nas interações sociais, juntamente a como as danças está inserida nos documentos legais do Brasil LDB de 1996 E BNCC de 2018. Em seguida trouxemos apresentação sobre Rudolf Laban, e seus estudos sobre a dança e o movimento, e por fim trazendo também como a dança pode auxiliar no processo de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e historiográfica de cunho bibliográfico, utilizando de teóricos, artigos, livros, e conteúdos áudio - visuais todos eles referenciados, provocando inquietação com indagações acerca da utilização da dança como instrumento e do ponto de vista da sociedade de forma histórica e temporal. Sendo assim, verificamos as várias possibilidades da dança auxiliar na Educação Infantil, começando pela Faculdades de Educação, que podem proporcionar uma melhor formação para dos pedagogos enquanto professor da Educação Infantil para formação e profissão.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectPedagogiaen_US
dc.subjectEducação Infantilen_US
dc.subjectCriançasen_US
dc.titleA Dança Como Instrumento Pedagógico na Educação Infantil: Contribuições para o Desenvolvimento das Criançasen_US
dc.typeThesisen_US


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Pedagogia
    Trabalhos Acadêmicos da Graduação em Pedagogia

Mostrar registro simples