• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • CAMPUS MOSSORÓ
  • Graduação
  • Pedagogia
  • Ver item
  •   Página inicial
  • CAMPUS MOSSORÓ
  • Graduação
  • Pedagogia
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A Dança Como Instrumento Pedagógico na Educação Infantil: Contribuições para o Desenvolvimento das Crianças

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Pedagogia (605.3Kb)
Termo de Autorização (221.7Kb)
Data
2023-08-23
Autor
Santiago, Kledyna Maria da Cunha
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho surgiu a partir do interesse de longa data pela dança enquanto arte, e fez junção a questões vistas ao longo da vida pessoal da autora e ao seu interesse de unir a dança e a Educação Infantil como forma de auxiliar o aprendizado de crianças de uma forma mais lúdica e significativa, partindo de algumas indagações acerca de como o curso de Pedagogia discute, com os futuros pedagogos, para utilizar a dança como instrumento na Educação Infantil. Diante esses aspectos surgiu a problemática desta pesquisa: Como a dança pode contribuir para as crianças em desenvolvimento na Educação Infantil? E para conseguir encontrar as respostas para essa questão traçamos alguns objetivos, tendo como objetivo geral verificar como a dança pode contribuir no desenvolvimento na Educação Infantil e objetivos específicos: (1) Identificar como a dança está sendo discutida nos documentos legais para a Educação; (2) Discutir como a dança pode ser trabalhada com crianças na Educação Infantil; (3) Registar aspectos da dança que podem ampliar/melhorar a execução de movimentos como coordenação motora e equilíbrio, auxiliando no reconhecimento de sentimentos e expressões. Trouxemos no desenrolar desta pesquisa sobre a dança e sua história e enquanto arte educativa, trazendo discussões sobre como ela pode auxiliar no desenvolvimento e nas interações sociais, juntamente a como as danças está inserida nos documentos legais do Brasil LDB de 1996 E BNCC de 2018. Em seguida trouxemos apresentação sobre Rudolf Laban, e seus estudos sobre a dança e o movimento, e por fim trazendo também como a dança pode auxiliar no processo de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e historiográfica de cunho bibliográfico, utilizando de teóricos, artigos, livros, e conteúdos áudio - visuais todos eles referenciados, provocando inquietação com indagações acerca da utilização da dança como instrumento e do ponto de vista da sociedade de forma histórica e temporal. Sendo assim, verificamos as várias possibilidades da dança auxiliar na Educação Infantil, começando pela Faculdades de Educação, que podem proporcionar uma melhor formação para dos pedagogos enquanto professor da Educação Infantil para formação e profissão.
URI
https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/993
Collections
  • Pedagogia

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV