dc.description.abstract | Este trabalho surgiu a partir do interesse de longa data pela dança enquanto arte, e fez junção
a questões vistas ao longo da vida pessoal da autora e ao seu interesse de unir a dança e a
Educação Infantil como forma de auxiliar o aprendizado de crianças de uma forma mais
lúdica e significativa, partindo de algumas indagações acerca de como o curso de Pedagogia
discute, com os futuros pedagogos, para utilizar a dança como instrumento na Educação
Infantil. Diante esses aspectos surgiu a problemática desta pesquisa: Como a dança pode
contribuir para as crianças em desenvolvimento na Educação Infantil? E para conseguir
encontrar as respostas para essa questão traçamos alguns objetivos, tendo como objetivo geral
verificar como a dança pode contribuir no desenvolvimento na Educação Infantil e objetivos
específicos: (1) Identificar como a dança está sendo discutida nos documentos legais para a
Educação; (2) Discutir como a dança pode ser trabalhada com crianças na Educação Infantil;
(3) Registar aspectos da dança que podem ampliar/melhorar a execução de movimentos como
coordenação motora e equilíbrio, auxiliando no reconhecimento de sentimentos e expressões.
Trouxemos no desenrolar desta pesquisa sobre a dança e sua história e enquanto arte
educativa, trazendo discussões sobre como ela pode auxiliar no desenvolvimento e nas
interações sociais, juntamente a como as danças está inserida nos documentos legais do Brasil
LDB de 1996 E BNCC de 2018. Em seguida trouxemos apresentação sobre Rudolf Laban, e
seus estudos sobre a dança e o movimento, e por fim trazendo também como a dança pode
auxiliar no processo de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e historiográfica
de cunho bibliográfico, utilizando de teóricos, artigos, livros, e conteúdos áudio - visuais
todos eles referenciados, provocando inquietação com indagações acerca da utilização da
dança como instrumento e do ponto de vista da sociedade de forma histórica e temporal.
Sendo assim, verificamos as várias possibilidades da dança auxiliar na Educação Infantil,
começando pela Faculdades de Educação, que podem proporcionar uma melhor formação
para dos pedagogos enquanto professor da Educação Infantil para formação e profissão. | en_US |