Empatia e reconhecimento profissional da enfermagem para o fortalecimento da qualidade da assistência em saúde
Abstract
As questões subjetivas relacionadas à atuação dos profissionais da enfermagem nos
dias atuais têm sido bastante discutidas e comentadas pela comunidade científica. A
presença de empatia e do reconhecimento profissional da enfermagem são
considerados fatores determinantes para a qualidade de vida desses profissionais, e
seu desempenho está intimamente influenciado por todos os fatores existentes no
ambiente em que realizam suas atividades. A relevância deste delineamento
baseia-se no fato de que a qualidade do cuidado prestado aos pacientes está
diretamente relacionada com padrão de vida no ambiente de trabalho dos membros
da equipe. Assim, para a consecução da pesquisa, partiu-se da elaboração da
seguinte questão norteadora: “O que a literatura aponta acerca da empatia e do
reconhecimento diante da assistência prestada pela equipe de enfermagem?”.
Nesse sentido, este estudo pretende analisar a produção científica relacionada à
empatia e o reconhecimento profissional da enfermagem para o fortalecimento da
qualidade da assistência à saúde. Quanto a sua natureza, trata-se de um estudo de
Revisão Integrativa de Literatura (RIL), ocorre por meio da formulação de um
problema, aliando à pesquisa de literatura, a avaliação crítica de um conjunto de
dados e a análise, chegando aos resultados de maneira sistemática. Em relação à
abordagem do problema, o estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa,
bibliográfica e exploratória. Em realização desta pesquisa, se consolidou a análise
minuciosa dos estudos relevantes selecionados sobre a temática, capaz de
responder à questão de pesquisa. Para os procedimentos técnicos de coleta de
dados, foram acessadas a Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), a biblioteca SciELO -
Scientific Electronic Library Online e o banco de dados PubMed. Os descritores
foram selecionados conforme os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS):
(enfermagem); (reconhecimento social); e (empatia), que foram utilizados em
conjunto, cruzados, com auxílio do operador booleano AND. Os resultados
encontrados como amostra final desta revisão foram constituídos por 8 artigos
científicos selecionados de acordo com as fases da coleta de dados e também em
consonância com os critérios de inclusão pré-estabelecidos. Seguindo a concepção
dos resultados obtidos com a pesquisa bibliográfica realizada, para fortalecer a
discussão deste estudo, são apontadas categorias de análise que foram
conformadas através do agrupamento das informações mais relevantes para o
contexto desta temática analítica, histórica e interpretativa. Para que o serviço
ofertado pela equipe de enfermagem seja de excelência, como exigem os diferentes
instrumentos norteadores do Sistema Único de Saúde (SUS), é fundamental que se
invista em estratégias potencializadoras da qualidade de vida do trabalhador,
especialmente nas dimensões subjetivas como a empatia e o reconhecimento.