• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • CAMPUS NATAL
  • GRADUAÇÃO
  • CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DO CAN
  • Ver item
  •   Página inicial
  • CAMPUS NATAL
  • GRADUAÇÃO
  • CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DO CAN
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Joanimath Robot: uma plataforma robótica educativa para potencializar o ensino-aprendizagem da matemática

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Trabalho de Conclusão do Curso de Ciência Da Computação (7.317Mb)
Data
2019
Autor
Oliveira, Iago Henrique de
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Devido ao nível de complexidade da disciplina, a dificuldade de aprendizagem e, a falta de interesse dos alunos, o ensino da Matemática é um grande desafio nas escolas. Nesse contexto, a Robótica Educacional vem se destacando como uma grande aliada para tornar as aulas mais interessantes, atrativas e motivadoras, facilitando o aprendizado. No entanto, devido ao alto custo, poucos alunos e instituições públicas tem acesso a tais recursos. Por outro lado, dependendo do propósito, é possível criar uma ferramenta educativa tão funcional quanto as ferramentas caras de grandes marcas, utilizando uma plataforma de prototipagem eletrônica e materiais reciclados, assim tornando-a acessível a todos. O presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma plataforma, formada por um robô de baixo custo em formato de joaninha e um aplicativo que irá controlar os mecanismos e, movimentos deste robô, de acordo com a execução de atividades relacionadas ao conteúdo da Matemática, servindo de apoio no ensino-aprendizagem desta disciplina no ensino fundamental. Com o auxílio de uma pedagoga, foram elaborados quatro desafios contextualizados com alguns conteúdos da disciplina de Matemática, visando o aprimoramento do aprendizado. Para verificar a eficácia do trabalho, a ferramenta foi testada em uma escola pública, onde realizou-se testes de conhecimento com duas turmas, sendo que uma participou das oficinas com robótica e, a outra não. Para que os alunos avaliassem as oficinas, foi aplicado um questionário de satisfação.
URI
https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/959
Collections
  • CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DO CAN

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV