Joanimath Robot: uma plataforma robótica educativa para potencializar o ensino-aprendizagem da matemática
Abstract
Devido ao nível de complexidade da disciplina, a dificuldade de aprendizagem e, a falta
de interesse dos alunos, o ensino da Matemática é um grande desafio nas escolas. Nesse
contexto, a Robótica Educacional vem se destacando como uma grande aliada para tornar as
aulas mais interessantes, atrativas e motivadoras, facilitando o aprendizado. No entanto, devido
ao alto custo, poucos alunos e instituições públicas tem acesso a tais recursos. Por outro lado,
dependendo do propósito, é possível criar uma ferramenta educativa tão funcional quanto as
ferramentas caras de grandes marcas, utilizando uma plataforma de prototipagem eletrônica e
materiais reciclados, assim tornando-a acessível a todos. O presente trabalho propõe o
desenvolvimento de uma plataforma, formada por um robô de baixo custo em formato de
joaninha e um aplicativo que irá controlar os mecanismos e, movimentos deste robô, de acordo
com a execução de atividades relacionadas ao conteúdo da Matemática, servindo de apoio no
ensino-aprendizagem desta disciplina no ensino fundamental. Com o auxílio de uma pedagoga,
foram elaborados quatro desafios contextualizados com alguns conteúdos da disciplina de
Matemática, visando o aprimoramento do aprendizado. Para verificar a eficácia do trabalho, a
ferramenta foi testada em uma escola pública, onde realizou-se testes de conhecimento com
duas turmas, sendo que uma participou das oficinas com robótica e, a outra não. Para que os
alunos avaliassem as oficinas, foi aplicado um questionário de satisfação.