Show simple item record

dc.contributor.authorOliveira, Francisco Vieira de
dc.date.accessioned2023-08-07T18:54:15Z
dc.date.available2023-08-07T18:54:15Z
dc.date.issued2019-08
dc.identifier.citationOLIVEIRA Francisco Vieira de. Corpo e currículo na educação física: reflexões a partir da abordagem multirreferencial-plural. 2019 . 102 p.. Mossoró, RN; 2019.en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/93
dc.description.abstractEsta pesquisa resulta de reflexões acerca de como se concebe o corpo à luz das teorias curriculares no âmbito da Educação Física para a Educação Básica no Ensino Fundamental a partir das reflexões da abordagem multirreferencial-plural. A sua inspiração fundante centra-se nas epistemologias do corpo (NIETZSCHE, 2013; MORIN, 2003; ARDOINO, 1998) e do currículo (MACEDO, 2016) no campo da Educação Física. O objetivo é discutir e fomentar a construção de reflexões acerca de como se concebe o corpo à luz das teorias curriculares no âmbito da Educação Física para a Educação Básica no Ensino Fundamental a partir das reflexões da abordagem multirreferencial-plural. Do ponto de vista teórico metodológico, este estudo é fruto de um marco teórico entretecido e problematizado a partir do movimento do corpo e do seu universo sensível como fonte fecunda para se compreender compreensões. Através da leitura dos sujeitos teóricos pleiteados, é possível dizer que, a depender do contexto social e ou cultural para o corpo, foram desenvolvidos diferentes, hábitos, condutas, vestimentas, proibições e liberdades refletidos em pedagogias que, ao se debruçarem sobre ele, têm, ao longo do tempo, organizado e determinado as maneiras de concebê-lo e educá-lo. Mais do que refutar uma concepção de currículo compreendido como prescrição de trajetórias e itinerários que, aparentemente, só reconhecem um ponto de vista sobre o corpo, este estudo teceu e fomentou, ao longo da construção de seus capítulos, uma discussão em torno do seu movimento e da sua educação que, mesmo o revelando como objeto das práticas educativas, não o nega como fundamentalmente capaz de forjar itinerâncias, errâncias e caminhadas autônomas.en_US
dc.language.isoen_USen_US
dc.subjectcorpoen_US
dc.subjectcurrículoen_US
dc.subjecteducação físicaen_US
dc.titleCorpo e currículo na educação física: reflexões a partir da abordagem multirreferencial-plural
dc.typeThesisen_US


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record