Método de custeio ABC como base na precificação dos produtos de uma indústria cerâmica de Russas - CE
Abstract
O método de custeio ABC possibilita encontrar o custo das atividades envolvidas na
fabricação de um produto, trazendo uma gama de informações ao gestor. Aliada a
metodologia supracitada, o Mark-up fornece o preço de vendas ideal para o negócio. Desse
modo, chegou-se ao objetivo deste estudo que consiste em identificar o preço de venda dos
produtos fabricados em uma cerâmica localizada em Russas/CE tomando-se como base a
metodologia de custeio ABC. Por meio de um estudo de caso observou-se as etapas da
produção por meio de um fluxograma, levantou-se todos os custos e despesas, aplicou-se o
método de custeio ABC, quantificou-se o custo de cada uma das etapas e realizou-se o cálculo
do mark-up. A pesquisa se classifica como qualitativa e documental, já os resultados
encontrados foram: A etapa de extração demanda um custo unitário por milheiro de telhas de
R$ 26,06, a de mistura e laminação de R$ 6,27, a de extrusão e corte de R$ 39,69, a de
secamento R$ 30,29, a de queima R$ 72,86, a de resfriamento R$ 4,55 e a de inspeção e
armazenamento R$ 11,93. Desse modo, o custo unitário obtido foi 191,65 e o preço de vendas
foi de R$ 308,12 para o milheiro da telha Vermelha, R$ 285,19 para o da telha Amarela e R$
265,44 para os das telhas Intermediária e Roxa. Portanto, constata-se que a atividade mais
onerosa é a de queima e o produto de maior retorno financeiro em relação ao seu preço de
venda é a Telha Vermelha.