A contabilidade mental no planejamento financeiro pessoal
Abstract
O presente estudo tem como objetivo de analisar a influência que a contabilidade mental tem no
planejamento financeiro pessoal dos discentes de Administração e Ciências Contábeis, da
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. A metodologia utilizada foi descritiva e de natureza
quantitativa, coleta de dados por meio de questionário contendo 20 perguntas fechadas, dividido em
duas partes: em que a primeira caracterizava os respondentes, a segunda sobre a contabilidade mental.
No que se refere ao tratamento dos dados, foram apresentados por frequência absoluta e frequência
relativa(%) por meio do Excel versão 2013. Diante dos resultados observados, 50% dos discentes de
Administração concordam totalmente que fazem gastos planejados, enquanto 40% registram esses
gastos parcialmente. No que se refere a incorrer de novas despesas somente quando houver aumento
da renda, 26,7% dos discentes de administração discordam parcialmente, já 28% dos discentes de
contábeis afirmaram ser indiferente. Em relação a fazer planos para o futuro, todos os respondentes
demonstram ter interesse, porém não destinam uma parte do seu salário para fazer tal investimento,
preferem guardar para necessidades futuras. Embora os resultados sejam similares, os discentes de
Administração se destacam quanto ao planejamento financeiro no que se refere a destinar parte do
salário para investimento de renda futura, pois 25% concordam totalmente, já 26% dos discentes de
contábeis, são indiferente. Desse modo, o estudo contribui de forma a mostrar a organização dos
pensamentos, no que se refere ao ponto de vista financeiro desses discentes e também dando
oportunidade para as universidades trabalharem mais estratégias para que utilizem mais a
contabilidade mental.
usando os componentes da caracterização da contabilidade mental.