Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Karen Olívia de Souza
dc.date.accessioned2024-06-20T13:30:36Z
dc.date.available2024-06-20T13:30:36Z
dc.date.issued2023-03-20
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Karen Olívia de Souza. Precificação versus lucratividade: um estudo sobre o impacto financeiro e gerencial em pequenas e médias empresas do ramo automotivo. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2023.en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/913
dc.description.abstractDe acordo com o Sebrae (2020), em menos de 2 anos de inserção no mercado, os pequenos e médios negócios encerram suas atividades em razão da falta de conhecimento sobre a formação do preço de venda. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo conhecer o processo de precificação das pequenas e médias empresas do ramo automotivo, da cidade de Mossoró/RN, e analisar se há retorno lucrativo. A metodologia utilizada baseou-se em um estudo de caso, de caráter qualitativo e descritivo. A amostra da pesquisa é representada por cinco empresas. Foi realizada a aplicação de uma entrevista semiestruturada diretamente com o gestor de cada empreendimento. Os resultados encontrados em relação à precificação mostram que a maioria das empresas estudadas se utilizam da técnica mark-up, em que são considerados os gastos fixos e variáveis, o lucro desejado e os impostos envolvidos nos produtos, para determinação do preço de venda. Contudo, no que se refere à mensuração dos custos, observou-se que a maioria das empresas não utilizam de um método de custeio e por isso não há uma divisão correta dos gastos de produção, comprometendo o processo de precificação. Por fim, sobre a lucratividade, foi identificado que os gestores não sabem se estão lucrando ou não em cada venda realizada, comprometendo a saúde financeira da empresa, além de não utilizarem dos índices de rentabilidade como forma de verificar a capacidade de gerar fundos, avaliando o retorno de seus investidores e as possíveis propostas de compra para o futuro.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectPreço - lucroen_US
dc.subjectMark-up - custosen_US
dc.subjectPequenas empresasen_US
dc.titlePrecificação versus lucratividade: um estudo sobre o impacto financeiro e gerencial em pequenas e médias empresas do ramo automotivoen_US
dc.typeArticleen_US


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples