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Precificação versus lucratividade: um estudo sobre o impacto financeiro e gerencial em pequenas e médias empresas do ramo automotivo

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Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em Ciências Contábeis (665.0Kb)
Data
2023-03-20
Autor
Oliveira, Karen Olívia de Souza
Metadata
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Resumo
De acordo com o Sebrae (2020), em menos de 2 anos de inserção no mercado, os pequenos e médios negócios encerram suas atividades em razão da falta de conhecimento sobre a formação do preço de venda. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo conhecer o processo de precificação das pequenas e médias empresas do ramo automotivo, da cidade de Mossoró/RN, e analisar se há retorno lucrativo. A metodologia utilizada baseou-se em um estudo de caso, de caráter qualitativo e descritivo. A amostra da pesquisa é representada por cinco empresas. Foi realizada a aplicação de uma entrevista semiestruturada diretamente com o gestor de cada empreendimento. Os resultados encontrados em relação à precificação mostram que a maioria das empresas estudadas se utilizam da técnica mark-up, em que são considerados os gastos fixos e variáveis, o lucro desejado e os impostos envolvidos nos produtos, para determinação do preço de venda. Contudo, no que se refere à mensuração dos custos, observou-se que a maioria das empresas não utilizam de um método de custeio e por isso não há uma divisão correta dos gastos de produção, comprometendo o processo de precificação. Por fim, sobre a lucratividade, foi identificado que os gestores não sabem se estão lucrando ou não em cada venda realizada, comprometendo a saúde financeira da empresa, além de não utilizarem dos índices de rentabilidade como forma de verificar a capacidade de gerar fundos, avaliando o retorno de seus investidores e as possíveis propostas de compra para o futuro.
URI
https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/913
Collections
  • Ciências Contábeis

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