dc.description.abstract | De acordo com o Sebrae (2020), em menos de 2 anos de inserção no mercado, os pequenos e
médios negócios encerram suas atividades em razão da falta de conhecimento sobre a formação
do preço de venda. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo conhecer o processo de
precificação das pequenas e médias empresas do ramo automotivo, da cidade de Mossoró/RN,
e analisar se há retorno lucrativo. A metodologia utilizada baseou-se em um estudo de caso, de
caráter qualitativo e descritivo. A amostra da pesquisa é representada por cinco empresas. Foi
realizada a aplicação de uma entrevista semiestruturada diretamente com o gestor de cada
empreendimento. Os resultados encontrados em relação à precificação mostram que a maioria
das empresas estudadas se utilizam da técnica mark-up, em que são considerados os gastos fixos
e variáveis, o lucro desejado e os impostos envolvidos nos produtos, para determinação do preço
de venda. Contudo, no que se refere à mensuração dos custos, observou-se que a maioria das
empresas não utilizam de um método de custeio e por isso não há uma divisão correta dos gastos
de produção, comprometendo o processo de precificação. Por fim, sobre a lucratividade, foi
identificado que os gestores não sabem se estão lucrando ou não em cada venda realizada,
comprometendo a saúde financeira da empresa, além de não utilizarem dos índices de
rentabilidade como forma de verificar a capacidade de gerar fundos, avaliando o retorno de seus
investidores e as possíveis propostas de compra para o futuro. | en_US |