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dc.contributor.authorCosta Filho, Évano Fernandes
dc.date.accessioned2024-06-19T14:12:08Z
dc.date.available2024-06-19T14:12:08Z
dc.date.issued2023-03-15
dc.identifier.citationCOSTA FILHO, Évano Fernandes. Síndrome de Burnout no Ensino Superior: um estudo com docentes de Ciências Contábeis e Administração. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2021en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/898
dc.description.abstractA Síndrome de Burnout (SB) pode ser compreendida como um desgaste físico psíquico desenvolvido no ambiente de trabalho, acarretando um quadro de ansiedade e transtornos psicológicos. Acentuados casos dessa síndrome surgiram devido aos descasos existentes em relação às condições de trabalho. Diante disso o objetivo da pesquisa é verificar quais os fatores que podem levar os docentes do ensino superior da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) nos cursos de Ciências Contábeis e Administração a serem acometidos pela Síndrome de Burnout. Para realização do trabalho a metodologia utilizada foi de natureza quantitativa, sendo assim descritiva, com os docentes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. O estudo foi composto por 27 docentes da instituição, em que, 71,42% do total de professores do curso de Administração responderam a pesquisa e do curso de Ciências Contábeis obteve-se resposta de 80,95% dos professores. A amostra se deu por conveniência e foi de forma aleatória. Foram incluídos no estudo docentes de ambos os sexos, excluindo apenas os afastados das atividades por doença, licença e atestado médico. Foram utilizados 11 dados como base para traçar o perfil sociodemográfico dos respondentes, na busca de obter o aparecimento de sinais da SB. 50% dos entrevistados do curso de Administração estavam em fase inicial e do curso de Ciências Contábeis 17,65% estavam em fase inicial da SB e 76,47% apresentaram possibilidade de adquirir a síndrome. Concluiu-se que os fatores relacionados ao trabalho são os mais significativos em relação à SB.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectExaustão emocionalen_US
dc.subjectCobrança excessivaen_US
dc.subjectEstresse crônicoen_US
dc.titleSíndrome de Burnout no Ensino Superior: um estudo com docentes de Ciências Contábeis e Administraçãoen_US
dc.typeArticleen_US


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