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Síndrome de Burnout no Ensino Superior: um estudo com docentes de Ciências Contábeis e Administração

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Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em Ciências Contábeis (742.4Kb)
Date
2023-03-15
Author
Costa Filho, Évano Fernandes
Metadata
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Abstract
A Síndrome de Burnout (SB) pode ser compreendida como um desgaste físico psíquico desenvolvido no ambiente de trabalho, acarretando um quadro de ansiedade e transtornos psicológicos. Acentuados casos dessa síndrome surgiram devido aos descasos existentes em relação às condições de trabalho. Diante disso o objetivo da pesquisa é verificar quais os fatores que podem levar os docentes do ensino superior da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) nos cursos de Ciências Contábeis e Administração a serem acometidos pela Síndrome de Burnout. Para realização do trabalho a metodologia utilizada foi de natureza quantitativa, sendo assim descritiva, com os docentes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. O estudo foi composto por 27 docentes da instituição, em que, 71,42% do total de professores do curso de Administração responderam a pesquisa e do curso de Ciências Contábeis obteve-se resposta de 80,95% dos professores. A amostra se deu por conveniência e foi de forma aleatória. Foram incluídos no estudo docentes de ambos os sexos, excluindo apenas os afastados das atividades por doença, licença e atestado médico. Foram utilizados 11 dados como base para traçar o perfil sociodemográfico dos respondentes, na busca de obter o aparecimento de sinais da SB. 50% dos entrevistados do curso de Administração estavam em fase inicial e do curso de Ciências Contábeis 17,65% estavam em fase inicial da SB e 76,47% apresentaram possibilidade de adquirir a síndrome. Concluiu-se que os fatores relacionados ao trabalho são os mais significativos em relação à SB.
URI
https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/898
Collections
  • Ciências Contábeis

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