Síndrome de Burnout no Ensino Superior: um estudo com docentes de Ciências Contábeis e Administração
Abstract
A Síndrome de Burnout (SB) pode ser compreendida como um desgaste físico psíquico
desenvolvido no ambiente de trabalho, acarretando um quadro de ansiedade e transtornos
psicológicos. Acentuados casos dessa síndrome surgiram devido aos descasos existentes em
relação às condições de trabalho. Diante disso o objetivo da pesquisa é verificar quais os
fatores que podem levar os docentes do ensino superior da Universidade do Estado do Rio
Grande do Norte (UERN) nos cursos de Ciências Contábeis e Administração a serem
acometidos pela Síndrome de Burnout. Para realização do trabalho a metodologia utilizada foi
de natureza quantitativa, sendo assim descritiva, com os docentes dos cursos de
Administração e Ciências Contábeis. O estudo foi composto por 27 docentes da instituição,
em que, 71,42% do total de professores do curso de Administração responderam a pesquisa e
do curso de Ciências Contábeis obteve-se resposta de 80,95% dos professores. A amostra se
deu por conveniência e foi de forma aleatória. Foram incluídos no estudo docentes de ambos
os sexos, excluindo apenas os afastados das atividades por doença, licença e atestado médico.
Foram utilizados 11 dados como base para traçar o perfil sociodemográfico dos respondentes,
na busca de obter o aparecimento de sinais da SB. 50% dos entrevistados do curso de
Administração estavam em fase inicial e do curso de Ciências Contábeis 17,65% estavam em
fase inicial da SB e 76,47% apresentaram possibilidade de adquirir a síndrome. Concluiu-se
que os fatores relacionados ao trabalho são os mais significativos em relação à SB.