Contabilidade digital: uma abordagem com os profissionais de contabilidade
Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção dos profissionais contábeis de
Mossoró – RN acerca da contabilidade digital. A pesquisa classifica-se como descritiva e
quantitativa, e com isso, foi adaptado um questionário da pesquisa de Santos e Konzen(2020),
contendo 25 perguntas, divididas em duas partes: a primeira caracteriza os respondentes e a
segunda trata da percepção dos profissionais sobre a contabilidade digital. Quanto ao tratamento
dos dados foram expressos em frequência absoluta e frequência relativa (%) por meio do
programa Excel versão 2013. Os resultados obtidos evidenciaram que, apesar de ainda ser
pouco explorada na teoria, a modernização da contabilidade é imprescindível para o progresso
das empresas, sendo um diferencial competitivo no mercado. Os profissionais destacam que a
contabilidade digital traz muitas vantagens como: 71,4% concordam que possibilitou mais
canais para contato com o cliente, o que aumenta a qualidade do atendimento prestado. A
maioria dos participantes, 60% concordam que os escritórios são mais eficientes, apresentam
as informações de forma mais rápida e segura, o que auxilia na tomada de decisão. A agilidade
da contabilidade digital possibilita a redução de tempo, a maioria 65,7% concordam que esse
tempo pode ser utilizado para atender mais clientes e tornar o escritorio mais lucrativo, assim
como pode ser utilizado para auxiliar na gestão do negócio do cliente. A pesquisa também
evidenciou que a maioria dos profissionais, 54,3% estão convencidos que a contabilidade digital
veio para ficar, mostrando que estão cientes da necessidade de se manterem atualizados, pois o
conservadorismo e falta de conhecimento estão entre os maiores obstáculos para a implantação
do novo modelo. Dessa forma a pesquisa contribui estimulando que as universidades façam
uma reflexão no sentido de implantar ou aprimorar a disciplina contabilidade digital, tendo em
vista os benefícios que essa pode incrementar na vida profissional do graduando.