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dc.contributor.authorOliveira, Márcia Núbia da Silva
dc.date.accessioned2023-07-27T16:50:37Z
dc.date.available2023-07-27T16:50:37Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Márcia Núbia da Silva; PROF. DR. JÚLIO RIBEIRO SOARES. A Formação Continuada e sua Significação para Professoras da Educação Infantil. 2018 . 165 p.. Mossoró, RN; 2018.en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/88
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo apreender os sentidos e significados constituídos por professoras da educação infantil da Rede Municipal Ensino de Mossoró/RN acerca das atividades de formação continuada. Para atingir o objetivo, procedeu-se um estudo fundamentado na Psicologia Sócio-Histórica como teoria e método. Esta abordagem compreende que o desenvolvimento humano é determinado não de forma natural, mas pela relação que o humano estabelece com a realidade social e histórica que, ao longo da sua vida, o permite se apropriar da cultura. Essa abordagem se fundamenta no Materialismo Histórico- Dialético proposto por Marx e Engels e tem como principal teórico o psicólogo Lev Vigotski. O procedimento utilizado para produção das informações foi a entrevista reflexiva, por acreditarmos que permite apreender os embaraços que atravessam a relação entre teoria e prática, assim como possibilita ver, por vieses distintos, informações que serão relevantes na análise dos dados. Para proceder na análise e interpretação das informações produzidas, utilizamos os núcleos de significação, já que esta metodologia se configura como um procedimento de análise que segue princípios da Psicologia Sócio-Histórica e do materialismo histórico e dialético. No processo de análise e interpretação das informações foram constituídos 4 núcleos de significação intitulados: Formação inicial e continuada no campo da Educação Infantil: críticas e contribuições; Necessidade de formação continuada: compromissos e perspectivas de valorização profissional; Metodologia de formação continuada: pesquisa, planejamento e relação entre sujeitos; Vivências de formação continuada: relacionando teoria, prática e reflexão. A análise e interpretação dos núcleos de significação permitiu apreender que as professoras sentem necessidade da constância de planejamento e pesquisa, de conversar com os seus pares, de se relacionar com o outro mais experiente. Quanto às atividades de formação continuada, os discursos das professoras incitam reflexões sobre as relações entre os governos federal e municipal, sobre como as atividades de formação continuada devem ser contextualizadas com as realidades locais.en_US
dc.language.isoen_USen_US
dc.publisheren_US
dc.subjectProfessor - Educação infantilen_US
dc.subjectFormação Continuadaen_US
dc.subjectRede Municipal Ensino - Mossoró/RNen_US
dc.titleA formação continuada e sua significação para professoras da Educação Infantilen_US
dc.typeThesisen_US


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