EU ASSEDIO, TU ASSEDIAS, ELE/ELA ASSEDIA: O ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO - SETOR BANCÁRIO
Resumo
Este trabalho se propõe a analisar a prática do assédio moral no trabalho, à luz
do princípio da dignidade da pessoa humana, mormente quando manifesto no
segmento bancário, contribuindo para ampliar o referencial teórico, tendo por base um
levantamento de dados em base territorial da grande Natal-RN. O assédio moral nas
relações de trabalho se caracteriza pela repetição de condutas abusivas para atingir
a esfera moral do empregado, seja no âmbito pessoal ou obreiro, causando danos
irreparáveis à autoestima, à saúde do trabalhador e ao próprio sistema jurídico-legal
brasileiro. No segmento bancário as práticas abusivas extrapolam o espaço físico da
empresa, e atinge também outros aspectos da vida do trabalhador, provocando
afastamentos por transtornos e problemas de saúde físicos e psicológicos, como
depressão, e até casos de suicídio. Relevante mapear o impacto dessa prática no
comportamento dos bancários, e o efeito pedagógico no combate à conduta por parte
do assediador, a partir de dados que atestem como ocorre o assédio moral, em que
escala, quem são as potenciais vítimas, e se há percepção de que mecanismos se
dispõe para combate e defesa contra essa prática. Tão importante quanto estudar o
assédio praticado por uns e sofrido por outros, é refletir sobre o que podemos aprender
e como nossa conduta cotidiana pode atingir e afetar permanentemente a dignidade
de terceiros – intencionalmente ou não – e o quanto precisamos identificar e
reconhecer as condutas abusivas, e principalmente combatê-las – atentos ao fato de
que podem estar sendo praticadas por cada um de nós.