CAMPUS MOSSORÓ: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 361-380 of 426
-
Formação subjetiva dos alunos e a educação escolar: influência dos espaços no processo de ensino na escola pública
(2020-08-31)Com este trabalho, temos o objetivo de discutir os espaços presentes nos processos de formação dos sujeitos e as possibilidades de relações que estes podem ter com o ensino. Assim, delimitamos como objetivo geral desta ... -
Percursos de inserção profissional: um estudo sobre egressos da licenciatura em Música da UERN
(2020-02-28)A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar os percursos de inserção profissional dos egressos do curso de licenciatura em Música da UERN formados entre 2008 e 2018 e, como objetivos específicos: caracterizar ... -
A reforma da educação profissional dos anos 1990 e sua aplicação no currículo do centro federal de educação tecnológica do Rio Grande do Norte
(2020-05-29)Nesta dissertação, discutimos acerca dos impactos da Reforma da Educação Profissional na década de 1990, no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET/RN). Buscamos responder o seguinte ... -
Diversidade na educação básica: o ensino das relações étnico- raciais
(2020-02-18)O texto da dissertação apresenta a pesquisa desenvolvida junto a duas escolas, uma pertencente à rede municipal e outra à estadual, localizadas na cidade de Caraúbas, Rio Grande do Norte/RN, o qual versa sobre a diversidade ... -
Planejamento das unidades de conservação federais no Brasil: plano de manejo e o planejamento estratégico
(2020-07-13)No Brasil, 334 Unidades de Conservação da Natureza (UC) são administradas diretamente pelo Governo Federal. O objetivo da pesquisa foi avaliar o plano de manejo (PM) e o uso do Balanced Scorecard (BSC) na gestão das UC ... -
Avaliação do projeto margem viva no município de Mossoró/RN
(2020-09-30)A preservação das matas ciliares é fator preponderante, no Brasil e no mundo, na manutenção do equilíbrio ecológico das mesmas e dos cursos d’água que delas dependem de forma direta. As funções atribuídas à essa vegetação, ... -
Fatores de encalhes de tartarugas marinhas no litoral oriental do Rio Grande do Norte
(2020-08-06)Das sete espécies de tartarugas marinhas existentes no mundo, cinco utilizam a costa brasileira para alimentação e reprodução. As ameaças a estas espécies vêm sendo observadas ao longo de toda a costa, mas o tipo destas ... -
Aplicação do tanfloc sg no tratamento de efluente de uma unidade industrial de produção de condimentos
(2020-05-04)Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), 1,1 bilhão de pessoas em todo o mundo não tem acesso a água potável. Nos países em desenvolvimento, 80% das mortes e enfermidades estão associadas a problemas com a água. ... -
Sequência didática sobre sexualidade
(2020-10-28)Durante a adolescência os riscos e vulnerabilidade associados ao crescimento psicoemocional estão mais presentes e a sexualidade surge com a explosão de hormônios naturais da idade. O espaço escolar precisa estar preparado ... -
Biojogos, ferramenta tecnológica de estudo e revisão para o enem
(2020-08-21)Os alunos do ensino médio relatam os desafios de aprender a disciplina de Biologia, devido à quantidade de nomenclaturas e as formas de como as aulas são exploradas. Nesta perspectiva, esse trabalho tem como principal ... -
Utilização de blog com conteúdo de biologia como ferramenta facilitadora da aprendizagem
(2020-12-01)A dinamicidade da linguagem demanda a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação como aliadas da educação no processo de ensino e aprendizagem. Dentre as ferramentas contemporâneas, destaca-se o blog, ... -
Sherlock micro “o detetive biólogo” jogo de tabuleiro – doenças causadas por microrganismos
(2020-12-18)A microbiologia muitas vezes é vista dentro do currículo de biologia do ensino básico, apenas como agentes causadores de doenças; muitas vezes as escolas não dispõem de material para aulas práticas, além do fato de não ... -
Cartilha e laboratório itinerante: repensando o ensino e a aprendizagem de botânica a partir de aulas dinâmicas
(2020-10-15)Nas aulas de Botânica, assim como nos demais conteúdos da disciplina de Biologia, a teoria deve ser vinculada à prática, pois esta articulação contribui para a construção do conhecimento dos alunos. No entanto, não é o ... -
Uso combinado de metodologias no ensino-aprendizagem de embriologia humana: animação gráfica e construção de jogo
(2020-09-11)A Embriologia é um ramo da Biologia considerado um dos mais desafiadores e de difícil compreensão por apresentar inúmeros termos técnicos, diversos conceitos, além das características abstratas dos conteúdos e das mudanças ... -
Aulas em ambientes não formais: contribuições para o ensino da Biologia numa cidade do interior do Nordeste brasileiro
(2020-10-26)Cabe a Educação compete preparar o indivíduo para viver em sociedade, mas esse fenômeno não pode ser compreendido somente no que tange aos processos formais. A educação Informal, também a realizada em espaços não formais, ... -
Imunocards: aprendendo as defesas do organismo jogando
(2020-09-04)O estudo da Imunologia revela a importância de se conhecer a atuação do Sistema Imunológico nas defesas do organismo e sua habilidade de resposta à ação de substâncias imuno estimulantes e/ou invasão de microrganismos ... -
Guia didático para o ensino de ecologia: ampliando a percepção sobre a Caatinga por meio de metodologias ativas
(2020-10-30)A Caatinga é um bioma rico em biodiversidade, fato que se deve as características específicas presentes no semiárido brasileiro e que vem sofrendo há décadas danos severos, como desmatamento e queimadas. A falta de ... -
Educação ambiental: ressignificando prática e saberes, através do uso de metodologias ativas e da tecnologia
(2020-10-30)Os problemas ambientais são colocados cada vez mais em evidência, assumindo papel de destaque na sociedade. É preciso lembrar que esses problemas têm efeitos em curto, médio e longo prazo e afetarão o planeta como um ... -
Educação e sexualidade: produção de uma cartilha sobre a prevenção do vírus HIV na adolescência
(2020-10-29)A adolescência é a fase da vida caracterizada por profundas transformações que são próprias do processo de amadurecimento humano na construção de sua identidade intelectual e sexual, sendo a última, marcada muitas vezes ... -
O ensino de botânica a partir dos espaços não formais e históricos da cidade de Oeiras Piauí: uma abordagem interdisciplinar e tecnológica
(2020-09-30)O ensino de Botânica é de suma relevância para a Educação Básica. No entanto, vem sendo discutido por diversos autores, destacando uma série de problemas e preocupações. Inserido nesse contexto e diante da necessidade ...