ASSÉDIO MORAL NAS INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS: UM ESTUDO NO AMBIENTE DE AGÊNCIA
Abstract
Este artigo surgiu da observação e da participação no ambiente de trabalho da agência da
Caixa Econômica Federal de Joao Câmara no Rio Grande do Norte e tem o objetivo geral de
entender e analisar o Assédio Moral nas relações trabalhistas no âmbito das instituições
bancárias. Neste contexto, o projeto desenvolvido parte de uma experiência real ocorrida na
referida agência através da observação realizada nos diversos segmentos deste local de
trabalho. Hodiernamente, sabemos que existe uma pressão muito grande para o alcance de
metas demasiadamente abusivas, o que torna este tipo de assedio um ato corriqueiro que
ameaça de forma significativa vários aspectos da dignidade e até mesmo da saúde do
trabalhador. Cabe, neste contexto, relacioná-lo com o princípio constitucional da dignidade
humana. Diante disso, pretende-se esclarecer e demonstrar as consequências jurídicas desse
fenômeno. Sabe-se, também, que por medo de alguma retaliação ou mesmo por medo de
perder o emprego, sendo este um bem precioso e escasso na atualidade, o empregado passa
por situações vexatórias, sendo constrangido, humilhado e ofendido. O presente trabalho
também possui objetivo de cunho social, visto que visa disseminar o tema e os seus
desdobramentos para que cada vez mais pessoas possam conhecê-lo e combatê-lo.