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Redes de cuidado da pessoa com Transtornos do Espectro Autista

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Trabalho de Conclusão de Curso da Graduação em Enfermagem (589.0Kb)
Date
2019
Author
Silva, Lisandra Alves da
Metadata
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Abstract
Os Transtornos do Espectro Autista (TEA) são definidos como as alterações presentes geralmente desde os três anos de idade ou antes, e que se caracterizam sempre por déficits persistentes nas habilidades sociais e comunicativas, apresentando padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. De acordo com a ONU, existem cerca de 70 milhões de pessoas com TEA no mundo. Diante do exposto, evidencia-se o quanto é importante o diagnóstico precoce do transtorno, uma vez que minimiza os riscos que a criança corre quanto à possibilidade dos sintomas do TEA se agravarem, tornando o quadro de difícil controle. As primeiras evidências geralmente são percebidas pelos profissionais da saúde, principalmente os enfermeiros, já que são os responsáveis pelo acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde e ambulatórios, locais onde fazem avaliações do Crescimento e Desenvolvimento infantil e da interação social da criança. Tendo em vista o exposto, o objetivo deste trabalho é conhecer a rede de cuidados da pessoa com TEA a partir dos caminhos percorridos por um usuário-guia, discutindo os elementos de contato com este (pessoa com TEA) que figurem como engrenagens na rede de cuidados e mapeando os caminhos que a pessoa com TEA perfaz nesta rede com vistas à integralidade. Para tanto, foi utilizado como recurso metodológico a cartografia – Esquizoanálise – para mapear a rede de cuidados em que percorreu o usuário-guia. A produção dos dados se deu a partir de diálogos norteados pelo entrelaçamento entre a história de vida da família, elementos constitutivos do TEA e engrenagens do cuidado em diversas dimensões, realizada em dois encontros. Ao fim de todo o caminho cartográfico percorrido durante a pesquisa, foi possível conhecer a rede de cuidados prestada à pessoa com TEA a partir do usuário-guia e perceber como ainda é falha a articulação do público que necessita do cuidado com os serviços de saúde, principalmente da rede pública, uma vez que a Unidade Básica de Saúde que deveria ser à porta de entrada do atendimento no SUS, não possui uma participação efetiva no atendimento e acompanhamento destes. Além disso, foi possível visualizar o papel da família que não segue bem desempenhado quanto ao acompanhamento multiprofissional que a criança com TEA deve receber.
URI
https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/485
Collections
  • Enfermagem

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