Refletindo sobre as práticas de promoção da saúde à luz de Paulo Freire
Abstract
A promoção da saúde é o modelo de atenção que visa intervir nos fatores que
influenciam no processo de adoecimento da população, buscando orientá-la e
promover sua emancipação, de modo que ela se comprometa com a promoção da
saúde e melhoria da qualidade vida. Este estudo objetivou estimular a reflexão dos
profissionais da atenção básica acerca das ações de promoção da saúde no seu
processo de trabalho. Estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação, orientado pela
metodologia educativa de Paulo Freire. A pesquisa-ação direcionou-se pela
identificação do problema, elaboração e execução de um plano de ação e reflexão
acerca dos resultados. Participaram do estudo 11 (onze) profissionais da Estratégia
de Saúde da Família atuantes em uma Unidade Básica de Saúde do município de
Mossoró-RN, campo de estágio da pesquisadora. Incluiu-se os sujeitos em exercício
pleno de suas funções e atuantes no serviço por um período superior a três meses.
Excluiu-se do estudo profissionais afastados por férias, licença maternidade ou
atestado médico por período igual ou superior a 15 dias no período de execução da
coleta de dados. A pesquisa respeitou os preceitos éticos e legais, com aprovação
pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte,
sob o Protocolo nº 1.943.235 e assinatura dos Termos de Consentimento Livre e
esclarecido pelos participantes. Os dados foram coletados de maio a julho de 2019
mediante entrevista semi-estruturada e observação participante. As entrevistas foram
gravadas em aparelho celular modelo LG K4 2017 e para registro do pesquisador
durante a observação participante, utilizou-se o diário de campo. Realizou-se três
encontros com os profissionais que propiciaram a problematização e reflexão a
respeito do conceito de saúde e da atenção básica, bem como, a reflexão sobre o
modo de desenvolver a promoção da saúde. Como resultado, os participantes
compreenderam que as ações de promoção da saúde se constituem enquanto
práticas inerentes à atenção primária, possibilitando, dessa forma, o estímulo dos
profissionais a sua reformulação e fortalecimento. Por tratar de uma realidade local,
ratifica-se a necessidade de ampliação deste estudo, visto que se reconhece a sua
relevância para a produção de saberes sobre promoção da saúde no contexto da
Atenção Básica.