Educação ambiental no contexto de pandemia do coronavírus: percepção dos professores do Ensino Fundamental de uma escola pública de Apodi/RN
Abstract
A inserção da Educação Ambiental (EA) se faz necessária no ambiente escolar, só assim
ocorrerão mudanças de comportamentais da sociedade perante o meio ambiente, principalmente
em um momento marcado tanto por uma crise sanitária que vem assombrando a vida de
milhares de pessoas, como os problemas já existentes em nossa sociedade. Por essa razão, esse
trabalho discute a EA em meio a pandemia da Covid-19, quando as aulas passaram a ser de
forma remota. Em virtude disso, o objetivo deste trabalho foi o de identificar a percepção de
Educação Ambiental em tempos de pandemia dos professores do ensino fundamental. A
pesquisa foi realizada com 10 professores do ensino fundamental II da Escola Estadual
Valdemiro Pedro Viana, localizada no sítio Santa Rosa II, na zona rural de Apodi-RN. O
método escolhido foi a abordagem exploratória e descritiva do tipo qualitativa, adotando como
tipo de pesquisa, a revisão de literatura e pesquisa de campo. A pesquisa de campo ocorreu com
a aplicação de entrevistas semiestruturadas e estruturadas, com perguntas abertas, via google
forms. Os resultados apresentados apontam que os professores participantes da pesquisa
possuem conhecimento a respeito da EA, fazem associação entre o tema meio ambiente, EA e
coronavírus; e, utilizam das ferramentas disponibilizadas na internet para suas práticas
pedagógicas.