Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFreitas, Lívia Dantas de
dc.date.accessioned2024-03-08T15:39:28Z
dc.date.available2024-03-08T15:39:28Z
dc.date.issued2021-02-26
dc.identifier.citationFREITAS, Lívia Dantas de. À luz da Física: um livro paradidático para o Ensino Fundamental II - Mossoró-RN. 155 f. Monografia (Graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2021en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/455
dc.description.abstractRESUMO As ciências, assim como a literatura, são importantes para o desenvolvimento de um cidadão crítico, devendo ser estimuladas desde a educação infantil. No entanto, no que tange o ensino de Física, os conteúdos são geralmente introduzidos apenas no Ensino Médio. No Ensino Fundamental, os conteúdos ministrados na disciplina de ciências se concentram no ensino de Biologia . Desse modo, a fim de estimular a leitura e suprir a carência de conteúdos de Física nesse nível da formação, esse trabalho visou a elaboração do livro paradidático “À luz da Física”. O livro utiliza elementos lúdicos para contar a história de quatro jovens que precisam desenvolver um projeto para a feira de ciências da escola sobre a pluralidade e a importância da luz. Acidentalmente, eles encontram uma cientista com uma proposta inesperada: viajar no espaço-tempo conhecendo cientistas e compreendendo suas descobertas. Esse material didático é voltado para o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), levando em consideração as concepções alternativas catalogadas na literatura. Para o desenvolvimento do material, foram utilizados como referenciais teóricos a Teoria Psicogenética de Piaget, a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e os Mapas Conceituais de Joseph Novak. Além da criação do livro-texto, foram sugeridas ilustrações e experiências que poderão ser integradas futuramente. Por fim, foi realizada uma proposta de aplicação do material didático desenvolvido, com base nos referenciais teóricos selecionados.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectCiências- Literaturaen_US
dc.subjectEnsino Fundamental - Concepções Alternativasen_US
dc.subjectMapas conceituais - Aprendizagem Significativaen_US
dc.titleÀ luz da Física: um livro paradidático para o Ensino Fundamental IIen_US
dc.typeThesisen_US


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Física
    Trabalhos Acadêmicos da Graduação em Física

Mostrar registro simples