À luz da Física: um livro paradidático para o Ensino Fundamental II
Abstract
RESUMO
As ciências, assim como a literatura, são importantes para o desenvolvimento de um
cidadão crítico, devendo ser estimuladas desde a educação infantil. No entanto, no
que tange o ensino de Física, os conteúdos são geralmente introduzidos apenas no
Ensino Médio. No Ensino Fundamental, os conteúdos ministrados na disciplina de
ciências se concentram no ensino de Biologia . Desse modo, a fim de estimular a
leitura e suprir a carência de conteúdos de Física nesse nível da formação, esse
trabalho visou a elaboração do livro paradidático “À luz da Física”. O livro utiliza
elementos lúdicos para contar a história de quatro jovens que precisam desenvolver
um projeto para a feira de ciências da escola sobre a pluralidade e a importância da
luz. Acidentalmente, eles encontram uma cientista com uma proposta inesperada:
viajar no espaço-tempo conhecendo cientistas e compreendendo suas descobertas.
Esse material didático é voltado para o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano),
levando em consideração as concepções alternativas catalogadas na literatura. Para
o desenvolvimento do material, foram utilizados como referenciais teóricos a Teoria
Psicogenética de Piaget, a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e
os Mapas Conceituais de Joseph Novak. Além da criação do livro-texto, foram
sugeridas ilustrações e experiências que poderão ser integradas futuramente. Por
fim, foi realizada uma proposta de aplicação do material didático desenvolvido, com
base nos referenciais teóricos selecionados.