Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Mateus Jonas Morais dos
dc.date.accessioned2024-02-29T14:35:37Z
dc.date.available2024-02-29T14:35:37Z
dc.date.issued2021-11-11
dc.identifier.citationSANTOS, Mateus Jonas Morais dos. Intolerância religiosa: discursos e subjetividades na educação básica - Mossoró/RN. 53 f. Monografia (Graduação em Letras Habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2021en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/425
dc.description.abstractA presente monografia traz à tona o modo como são construídos os discursos sobre a intolerância religiosa referente às religiões afro-brasileiras no ambiente escolar, partindo da concepção de que o cenário atual de intolerância religiosa recai fortemente sobre as religiões e matrizes africanas, sendo o Brasil um Estado laico. Esse fato tem aberto portas a discussões acerca de como esses discursos circulam no ambiente escolar e como os estudantes são afetados por eles. Nessa perspectiva, este trabalho objetiva analisar como ocorre a produção dos discursos sobre intolerância religiosa, relacionada às religiões de matrizes africanas, na educação básica. Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar, cujos dados foram obtidos através de questionários cujas respostas foram analisadas através método arqueogenealógico de Michel Foucault para descrição/interpretação dos discursos criados pelos entrevistados. Os entrevistados expuseram através de suas respostas suas experiências, por meio das quais pode-se compreender singularidades desses sujeitos e como são constituídos esses discursos na escola. A análise mostrou que os entrevistados possuem, de uma forma geral, pontos de vista positivos sobre as expressões das religiões afro-brasileiras, porém, as respostas analisadas mostram que a sociedade contemporânea carece dessa forma de entender os diferentes religiões e aceitar as escolhas dos outros, a partir da perspectiva de outras pessoas na sociedade brasileira.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectIntolerância religiosa - Religiões de matrizes africanasen_US
dc.subjectAnálise do discursoen_US
dc.subjectMétodo arqueogenealógicoen_US
dc.titleIntolerância religiosa: discursos e subjetividades na educação básicaen_US
dc.typeThesisen_US


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

  • Letras - Língua Portuguesa
    Trabalhos Acadêmicos da Graduação em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas)

Show simple item record