Educação, Brincadeira e Espaços Recreativos
Abstract
Esta pesquisa tem por finalidade compreender a importância do brincar, da
brincadeira e de espaços recreativos durante o processo de ensino e aprendizagem na
infância. Este trabalho caracteriza-se por ser uma pesquisa bibliográfica qualitativa com
fundamentação e está baseada principalmente em Vygotsky(1991),Cunha(1994), Minayo
(2001), Kishimoto(1996), Brasil(2018). No que tange às pesquisas, experiências e
estudos sobre jogo, brincadeira e brinquedo por eles realizados e reconhecidos
mundialmente. No contexto do jogo, do brinquedo e da brincadeira surgem as
Brinquedotecas como instituições que possibilitam o aprender brincando de maneira livre
e prazerosa, contribuindo assim para o desenvolvimento infantil. São apresentadas
algumas sugestões de como inserir a brincadeira de forma significativa no processo de
desenvolvimento das crianças. Desta forma, esta pesquisa visa entender a importância das
atividades recreativas envolvendo o brinquedo, a brincadeira e jogos, buscando
compreender as contribuições para o desenvolvimento infantil através das práticas
recreativas. Para tanto, utilizou-se o brincar como mediador para a construção do
conhecimento do aprendiz. Como resultado, percebemos a importância que a inserção do
brincar na rotina da criança exerce no contexto da aprendizagem, da forma como ela é
organizada para as crianças e a necessidade de incentivar os jogos e brincadeiras.