dc.description.abstract | Em virtude da emergência sanitária em decorrência da rápida propagação do
Coronavírus Disease (COVID-19) a nível mundial, as atividades escolares
presenciais foram suspensas e o ensino remoto emergencial passou a ser
adotado. Esse novo modelo de aulas impôs às escolas e aos professores uma
série de desafios. Dessa forma, o presente Trabalho de Conclusão de Curso tem
como principal objetivo discutir acerca das formações que os professores da
Educação de Jovens e Adultos do município de Grossos, cidade litorânea do
Estado do Rio Grande do Norte receberam durante a pandemia de Covid-19,
haja vista que essa é uma modalidade de ensino destinada àqueles que não
conseguiram acessar ou concluir seus estudos na idade apropriada e, por isso,
enfrentam inúmeros desafios em seu reingresso à escola. De forma que os
professores dessa modalidade precisam estar preparados para recebê-los,
especialmente diante do atual contexto pandêmico. Este trabalho norteou-se a
partir do seguinte questionamento: Que formações foram ofertadas para os
professores da Educação de Jovens e Adultos no contexto da pandemia de
Covid-19 em Grossos/RN. Diante disso, realizamos uma pesquisa de natureza
qualitativa, com caráter exploratório e abordagens de cunho bibliográfico,
documental e de campo, fundamentando-se nas ideias e proposições de Alves;
Moura (2012), Barbosa (2022), Freire (1889), Moura (1999), Souza; Alencar
(2021), Ivenik (2021), Strelhow (2010), entre outros. Por fim, concluímos a partir
da análise dos dados coletados que, apesar de não ter havido formações
especificamente voltadas para os professores da EJA, as formações oferecidas
tiveram grande relevância para a prática educativa desses professores durante
a pandemia. | en_US |