Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLima, Jordany Guimarães
dc.date.accessioned2023-12-18T19:49:53Z
dc.date.available2023-12-18T19:49:53Z
dc.date.issued2023-04-05
dc.identifier.citationLima, Jordany Guimarães. A Influência de Metodologias de Ensino e Aprendizagem aplicadas no Curso de Licenciatura em Química: seu reflexo na formação de professores. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2023.en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/330
dc.description.abstractCom os avanços na popularização e utilização de novas ferramentas que auxiliam no aprendizado, diferentes formas de abordagens metodológicas e recursos pedagógicos devem ser levados em consideração no aprendizado dos estudantes brasileiros, bem como investigar como está ocorrendo a formação inicial de professores no sentido de acompanhar esse espectro de tipos de conhecimento. Assim, o objetivo deste estudo é analisar os métodos de ensino e aprendizagem, recursos didáticos e formas avaliativas, utilizadas por docentes do ensino superior, podendo ser ou não refletidas na formação de futuros professores. Esse trabalho foi realizado na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) na cidade de Mossoró- RN, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), com alunos, egressos e professores do Departamento de Química (DQ). Metodologicamente, a pesquisa é de cunho qualitativo e quantitativo. Orienta-se pela criação e aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas, direcionados aos professores, discentes e egressos do curso de Química, a interpretação das respostas abertas seguiram a categorização da linha de pensamento de Bardin. Para os resultados quantitativos, foram gerados gráficos que foram discutidos com base bibliográfica de artigos. Conclui-se que as metodologias de ensino e aprendizagem: tradicionais, construtivistas, montessoriana e sociointerassionista fornecem aos professores recursos para estimular a ação reflexiva nos estudantes universitários, formando indivíduos livres, dotados de autonomia e capacidade de resolução de problemas e, assim, capazes de traçar seus próprios caminhos.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectEnsino e Aprendizagemen_US
dc.subjectMetodologiasen_US
dc.subjectFormação de Professoresen_US
dc.subjectQuímicaen_US
dc.titleA Influência de Metodologias de Ensino e Aprendizagem aplicadas no Curso de Licenciatura em Química: seu reflexo na formação de professoresen_US
dc.typeThesisen_US


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Química
    Trabalhos Acadêmicos da Graduação em Química

Mostrar registro simples