• English
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • CAMPUS MOSSORÓ
  • Graduação
  • Química
  • View Item
  •   DSpace Home
  • CAMPUS MOSSORÓ
  • Graduação
  • Química
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A Influência de Metodologias de Ensino e Aprendizagem aplicadas no Curso de Licenciatura em Química: seu reflexo na formação de professores

Thumbnail
View/Open
Trabalho de Conclusão de Curso (2.300Mb)
Date
2023-04-05
Author
Lima, Jordany Guimarães
Metadata
Show full item record
Abstract
Com os avanços na popularização e utilização de novas ferramentas que auxiliam no aprendizado, diferentes formas de abordagens metodológicas e recursos pedagógicos devem ser levados em consideração no aprendizado dos estudantes brasileiros, bem como investigar como está ocorrendo a formação inicial de professores no sentido de acompanhar esse espectro de tipos de conhecimento. Assim, o objetivo deste estudo é analisar os métodos de ensino e aprendizagem, recursos didáticos e formas avaliativas, utilizadas por docentes do ensino superior, podendo ser ou não refletidas na formação de futuros professores. Esse trabalho foi realizado na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) na cidade de Mossoró- RN, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), com alunos, egressos e professores do Departamento de Química (DQ). Metodologicamente, a pesquisa é de cunho qualitativo e quantitativo. Orienta-se pela criação e aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas, direcionados aos professores, discentes e egressos do curso de Química, a interpretação das respostas abertas seguiram a categorização da linha de pensamento de Bardin. Para os resultados quantitativos, foram gerados gráficos que foram discutidos com base bibliográfica de artigos. Conclui-se que as metodologias de ensino e aprendizagem: tradicionais, construtivistas, montessoriana e sociointerassionista fornecem aos professores recursos para estimular a ação reflexiva nos estudantes universitários, formando indivíduos livres, dotados de autonomia e capacidade de resolução de problemas e, assim, capazes de traçar seus próprios caminhos.
URI
https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/330
Collections
  • Química

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV