dc.description.abstract | Com os avanços na popularização e utilização de novas ferramentas que auxiliam no
aprendizado, diferentes formas de abordagens metodológicas e recursos pedagógicos devem ser
levados em consideração no aprendizado dos estudantes brasileiros, bem como investigar como
está ocorrendo a formação inicial de professores no sentido de acompanhar esse espectro de
tipos de conhecimento. Assim, o objetivo deste estudo é analisar os métodos de ensino e
aprendizagem, recursos didáticos e formas avaliativas, utilizadas por docentes do ensino
superior, podendo ser ou não refletidas na formação de futuros professores. Esse trabalho foi
realizado na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) na cidade de Mossoró-
RN, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), com alunos, egressos e professores do
Departamento de Química (DQ). Metodologicamente, a pesquisa é de cunho qualitativo e
quantitativo. Orienta-se pela criação e aplicação de questionários com perguntas abertas e
fechadas, direcionados aos professores, discentes e egressos do curso de Química, a
interpretação das respostas abertas seguiram a categorização da linha de pensamento de Bardin.
Para os resultados quantitativos, foram gerados gráficos que foram discutidos com base
bibliográfica de artigos. Conclui-se que as metodologias de ensino e aprendizagem: tradicionais,
construtivistas, montessoriana e sociointerassionista fornecem aos professores recursos para
estimular a ação reflexiva nos estudantes universitários, formando indivíduos livres, dotados de
autonomia e capacidade de resolução de problemas e, assim, capazes de traçar seus próprios
caminhos. | en_US |