Percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis da UERN quanto a sua formação acadêmica em relação ao mercado de trabalho
Abstract
O Presente artigo teve por objetivo verificar a percepção dos alunos de Ciências Contábeis da
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, quanto á sua preparação para o
mercado de trabalho, quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é classificada com
abordagem quantitativa e transversal, o seu caráter é descritivo. Como instrumento utilizado
para coleta e a análise dos dados, foi aplicado um questionário contendo perguntas fechadas e
a 48 discentes devidamente. Os dados foram tabulados por meio do Google Formulários, a
técnica de analise utilizada foi a estatística descritiva por meio da distribuição de frequência e
o cálculo amostral se deu pelo Surveymonkey. Os resultados obtidos revelaram que a maioria
dos discentes ingressaram na graduação devido ampla oportunidade de trabalho no mercado e
pretendem atuar na área da contabilidade propriamente dita, mas que buscam qualificação para
o mercado e realização pessoal. Contatou-se sobre a importância da graduação para boa
formação do profissional onde maioria dos alunos afirmaram contribuir para o desenvolvimento
do contador futuramente quando estiver trabalhando, mas que nem sempre o curso oferece
conhecimento suficiente na hora de ingressar no mercado. Observou-se também que os
estudantes que pertentem atuar na área contábil, possuem tendência para o ramo da auditoria,
contabilidade tributaria/fiscal e perícia. Foi mencionado ainda que os alunos consideram o curso
bom e regular ao mesmo tempo para adquirir conhecimento para preparação no mercado e
grande parcela dos discentes desejam realizar o exame de suficiência para adquirir a carteira de
contador com registro junto ao Conselho Regional de Contabilidade. Conclui-se que o discente
observa as oportunidades futuras e bem como procurar ter uma visão do todo em relação ao
conhecimento adquirido na formação para ingressar e competir no mercado.