A construção de um jogo didático na perspectiva de criar uma ferramenta com potencial facilitador para o ensino de Química
Abstract
O uso de ferramentas lúdicas no ensino Fundamental e Médio são formas de atuar
na educação visando desenvolver o aluno e educando-o visando seu
desenvolvimento. No processo de construção de jogos visando criar uma ferramenta
para auxiliar no ensino aprendizagem, deve-se ficar atento na forma de adaptar o
jogo em relação ao conteúdo que está contido nele. Durante o projeto de extensão
“Ensinando Jogos de Empresas no ensino médio” na Escola Estadual
Desembargador Silvério Soares, na cidade de Areia Branca/RN e do Programa de
Residência pedagógica no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana em
Mossoró/RN foi percebido a falta de interesse dos alunos pelos conteúdos de
química. Durante a aplicação do projeto de jogos os alunos relataram sentir que os
jogos ajudavam na percepção do conteúdo. Visando encontrar uma forma de
aproximar os alunos da disciplina de química, foi criado um recurso didático onde se
procura demonstrar a sua importância por meio de instrumentos de auxilio no
processo de ensino como forma de ajudar na aprendizagem com focado nas
dificuldades enfrentadas por alunos do ensino médio. Foi criado um jogo, que não foi
testado com a turma para qual ele foi criado, o que seria ideal para testar as
metodologias aplicadas no jogo. Não ter aplicado o jogo não significa que o jogo
pode ser potencialmente eficiente, o jogo foi elaborado seguindo os processos
previamente estudados na bibliografia, e seguindo a experiência de outros trabalhos
voltados para jogos durante o decorrer da graduação