Ensino remoto emergencial na pademia de covid-191 : um estudo com discentes da Falculdade de Serviço Social da Universidade do Rio Grande do Norte-UERN
Abstract
A pandemia do novo Coronavírus afetou a saúde, economia e educação em que aconteceu o fechamento das
universidades e escolas em todos os níveis de ensino. Nesse cenário, este artigo visa desvendar os desafios que
os(as) estudantes do curso de Serviço Social (FASSO) enfrentaram no ensino emergencial remoto e como a UERN
enfrentou a pandemia do COVID-19. No âmbito da pesquisa foi realizado um levantamento bibliográfico para
entender a trajetória da educação no Brasil e os processos de contrarreforma, no mesmo texto será demonstrado
como à educação a distância impactou na formação profissional em Serviço Social. Nesse processo utilizamos o
método materialista histórico-dialético. No que se refere à pesquisa documental, conta com uma análise dos editais
dos programas de assistência estudantil no contexto de pandemia. Respectivo à pesquisa de campo, o instrumento
utilizado são formulários online, com a finalidade de desvendar os desafios que os discentes encontram no
cotidiano. Por fim, podemos concluir que a pesquisa de campo e documental nos possibilitou compreender as
particulares e dificuldade dos estudantes do curso de serviço social durante as aulas do ensino emergencial remoto
no período de pandemia de COVID-19.