Turismo, cinema e ideologia: imagens sobre o Brasil em três perspectivas audiovisuais
Abstract
O presente estudo objetivou analisar algumas relações entre cinema, ideologia e
turismo, tendo como fontes de pesquisa os filmes “Turistas” (2006), “Olhos Azuis”
(2009) e o documentário “Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado” (2009). Neste
estudo foi analisado como as obras supracitadas se configuram como potencial
ferramenta de formação e de informação de lugares psicossociais e de suas
respectivas demarcações no jogo interacional, haja vista que empreendem leituras e
releituras do passado e da herança cultural que o self precisa dominar
conscientemente em sua afirmação no mundo social. Metodologicamente, tratou-se
de uma análise fílmica, visto que suas principais fontes de pesquisa se configuram por
três obras audiovisuais. Como considerações do estudo, verificou-se que essas
narrativas, com efeito, retratam o Brasil como uma terra corrupta, exótica,
carnavalizada e erotizada. Prontamente, um dos debates que se abrem através destas
obras fílmicas é a forma caricatural de retratar o Brasil, cabendo enfatizar esta
perspectiva não autorizada no sentido de estigma negativo veiculado na forma como
a narrativa fílmica impacta na construção de um imaginário perverso sobre a cultura
brasileira.