Unidade de ensino potencialmente significativa norteada por metodologias ativas: uma proposta para o estudo de gases ideais na disciplina de física no ensino médio
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Data
2020Autor
Sousa, Rejane Rodrigues de Oliveira
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A escola, enquanto espaço social e ambiente destinado a produção do conhecimento
sistematizado, não pode se alinhar a ideia de práticas de ensino que não corroboram com as
expectativas de uma sociedade cada vez mais dinâmica. Neste sentido, torna-se necessário um
novo fazer pedagógico que atenda aos anseios dos alunos. Diante de tal realidade, surge a
inquietação e desejo de realizar este trabalho onde expomos a elaboração, aplicação e avaliação
de uma sequência didática para o estudo de gases com alunos da 2a série do ensino médio da
rede estadual de ensino. A sequência didática está inscrita nos pressupostos da Teoria da
Aprendizagem Significativa do norte americano David Ausubel como forma de superar antigas
práticas, possibilitando o estudo de Física mais próximo da realidade dos alunos. A sequência
didática, denominada Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, é constituída por pré e
pós testes, texto introdutório, questionário, mapas conceituais, vídeo-aulas e situações-
problemas (estações) em conformidade com o desenvolvimento das competências e habilidades
trazidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN e PCN+) e para Base Nacional Comum
Curricular (BNCC). As metodologias ativas são norteadoras deste trabalho por favorecer o
fortalecimento da autonomia, a sala de aula invertida oportuniza o aluno perceber que a
produção do conhecimento pode ocorrer em um outro viés, quando ocorre a inversão do que é
feito na sala de aula para ser feito em casa. As atividades colaborativas, promovem um ambiente
de negociação de ideias, significados e conceitos. Este trabalho é de caráter qualitativo,
quantitativo e experimental, por se tratar de um experimento de ensino, fundamentado
teoricamente em trabalhos e pesquisas de Ausubel (1963, 1968); Moreira (2000, 2002, 2011);
Freire (2005); Brasil (1999); Brasil (2002); Reeve (2009); Coelho (2018); Morin (2000); Moran
(2015), “Cobb e Steffe (1983) dentre outros. Verificamos que os resultados da Unidade de
Ensino Potencialmente Significativa corroboram com os pressupostos teóricos que
fundamentam esse trabalho. A análise dos resultados de natureza qualitativa e experimental
deu-se por meio do posicionamento dos alunos, da evolução dos mapas conceituais e das
avaliações individual e somativa. Quanto aos resultados de natureza qualitativa, seguimos os
parâmetros do Ganho de Hake. Desse modo, inferimos que é possível uma prática de sala de
aula balizada por metodologias ativas influenciar positivamente na aprendizagem significativa
de Física. Portanto, capacitar o professor para o uso de práticas que desenvolva nos alunos
autonomia e habilidade intelectual para entender e solucionar situações reais, é contribuir
significativamente no processo de ensinar e aprender.