Show simple item record

dc.contributor.authorMaia, José Eduardo Nobre
dc.date.accessioned2023-10-04T17:49:20Z
dc.date.available2023-10-04T17:49:20Z
dc.date.issued2020-03-04
dc.identifier.citationMAIA, José Eduardo Nobre. Ensino Médio integrado no Ceará: construção da escola em tempo integral. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ensino), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2020en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/205
dc.description.abstractA presente dissertação teve a pretensão de realizar uma análise sobre a reconstrução curricular e política da proposta da escola em tempo integral, na compreensão do contexto escolar em si. O objetivo geral do estudo foi: analisar os desafios e possibilidades para a construção de uma escola em tempo integral através da construção do ensino médio integrado na rede pública de ensino do Ceará. Este objetivo foi perpassado pelos seguintes objetivos específicos: a) Discutir as especificidades da proposta do ensino com base nas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI); b) Discutir o processo de estruturação curricular da EEMTI; c) Avaliar as contribuições e resultados do processo de construção da EEMTI em uma escola estadual já estabelecida pelo programa; e d) Analisar as repercussões da construção da EEMTI sob a perspectiva dos gestores e professores, para a compreensão dos desdobramentos no processo de ensino e os processos de ressignificação. O escopo teórico-metodológico do estudo foi a base proposta pela abordagem do Ciclo de Políticas de Ball. Neste estudo de caso, foi utilizada uma perspectiva qualitativa com três abordagens de construção de dados: análise documental, observações in loco e entrevista semiestruturada; e uma abordagem quantitativa, a partir de uma análise aos resultados numéricos da proposta. Nesta empreitada, produzimos contribuições a partir de uma visão teórica pós-estruturalista, procurando compreender o campo das ressignificações docentes, que se expressam como práticas ligadas a ciclos de políticas que se intercomunicam e disputam entre si formações de significados. As informações construídas forneceram dados relevantes para a construção de reflexões importantes, principalmente no que diz respeito às demandas de enfrentamento dos desafios da escola pública em tempo integral, bem como às estratégias de reconstrução da política em cada território escolar distinto. É necessário, portanto, considerar as experiências, as opiniões e as diferentes perspectivas de todos os atores envolvidos na política, compreendidos como participantes ativos no processo de sua construção, sendo necessário compreender e analisar a política enquanto prática. Parece viável, portanto, afirmar que o êxito do tempo integral parte não do texto da política, com suas metas e objetivos perfeitos, mas da ação de gestores, coordenadores, professores, alunos e demais participantes da comunidade ao realizarem ações e reconstruções criativas e improvisadas com o recurso que lhes é atribuído.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectEducação integral - tempo integralen_US
dc.subjectEnsino Médioen_US
dc.subjectCearáen_US
dc.titleEnsino Médio integrado no Ceará: construção da escola em tempo integralen_US
dc.typeThesisen_US


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record