Ensino Médio integrado no Ceará: construção da escola em tempo integral
Abstract
A presente dissertação teve a pretensão de realizar uma análise sobre a reconstrução curricular
e política da proposta da escola em tempo integral, na compreensão do contexto escolar em si.
O objetivo geral do estudo foi: analisar os desafios e possibilidades para a construção de uma
escola em tempo integral através da construção do ensino médio integrado na rede pública de
ensino do Ceará. Este objetivo foi perpassado pelos seguintes objetivos específicos: a) Discutir
as especificidades da proposta do ensino com base nas Escolas de Ensino Médio em Tempo
Integral (EEMTI); b) Discutir o processo de estruturação curricular da EEMTI; c) Avaliar as
contribuições e resultados do processo de construção da EEMTI em uma escola estadual já
estabelecida pelo programa; e d) Analisar as repercussões da construção da EEMTI sob a
perspectiva dos gestores e professores, para a compreensão dos desdobramentos no processo
de ensino e os processos de ressignificação. O escopo teórico-metodológico do estudo foi a
base proposta pela abordagem do Ciclo de Políticas de Ball. Neste estudo de caso, foi utilizada
uma perspectiva qualitativa com três abordagens de construção de dados: análise documental,
observações in loco e entrevista semiestruturada; e uma abordagem quantitativa, a partir de uma
análise aos resultados numéricos da proposta. Nesta empreitada, produzimos contribuições a
partir de uma visão teórica pós-estruturalista, procurando compreender o campo das
ressignificações docentes, que se expressam como práticas ligadas a ciclos de políticas que se
intercomunicam e disputam entre si formações de significados. As informações construídas
forneceram dados relevantes para a construção de reflexões importantes, principalmente no que
diz respeito às demandas de enfrentamento dos desafios da escola pública em tempo integral,
bem como às estratégias de reconstrução da política em cada território escolar distinto. É
necessário, portanto, considerar as experiências, as opiniões e as diferentes perspectivas de
todos os atores envolvidos na política, compreendidos como participantes ativos no processo
de sua construção, sendo necessário compreender e analisar a política enquanto prática. Parece
viável, portanto, afirmar que o êxito do tempo integral parte não do texto da política, com suas
metas e objetivos perfeitos, mas da ação de gestores, coordenadores, professores, alunos e
demais participantes da comunidade ao realizarem ações e reconstruções criativas e
improvisadas com o recurso que lhes é atribuído.