Show simple item record

dc.contributor.authorPimenta, Adailza Mendes Holanda
dc.date.accessioned2023-09-20T12:51:05Z
dc.date.available2023-09-20T12:51:05Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationPIMENTA, Adailza Mendes Holanda. Saberes da experiência em salas multisseriadas. 2018. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2018.en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/201
dc.description.abstractEste trabalho, desenvolvido na Linha de Pesquisa Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente/ POSEDUC - UERN, trata de um estudo sobre os saberes da experiência de uma professora em um núcleo rural, no qual objetivamos compreender e analisar, através das narrativas orais e de observações, como acontece a prática pedagógica de uma professora que necessita mobilizar os saberes da experiência para atuar em uma classe multisseriada. O estudo nos conduziu ao trabalho com o método da História Oral na modalidade Temática, por considerarmos o mais adequado para a construção das narrativas da professora e da supervisora. Para dar suporte teórico ao estudo, estivemos ancorados em Meihy (2000), Pollak (1992) e Albuquerque Junior (2006) buscamos ajuda para discutir sobre memórias. Trouxemos também para a discussão autores que teorizam a temática em estudo, como: Certeau (1998), Alves (2003), Tardif (2009) e dentre outros. Permitimos perceber como ocorre o cotidiano de uma sala multisseriada em uma escola pública municipal, na zona rural da cidade de Mossoró/RN. Atrelado a isso, recorremos a documentos como legislações, decretos e regimentos. O resultado da análise identificou nas narrativas da professora e a partir das observações que os aspectos sobre saberes da experiência em uma sala de aula multisseriada, vai além das práticas pedagógicas desenvolvidas, planejamentos, projetos didáticos, festividades, avaliações e diversos outros aspectos. Os saberes dos professores são um conjunto de saberes provenientes e adquiridos. Os saberes estão presentes no cotidiano escolar, na qual a professora utiliza a teoria e a prática para uma junção na construção do conhecimento na sua prática diária.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectSala de aula multisseriadaen_US
dc.subjectSaberes da experiênciaen_US
dc.subjectEducação do campoen_US
dc.titleSaberes da experiência em salas multisseriadasen_US
dc.typeThesisen_US


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record